Botafogo e Bahia fizeram um jogo muito intenso, com oito cartões amarelos e ficaram no 0 a 0, neste domingo (25), pela 24° rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Glorioso perde a liderança, visto que o Fortaleza ganhou sua partida contra o Corinthians, em jogo do mesmo horário.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Mas a ausência de gols não foi por falta de tentativa, já que o Botafogo colocou duas bolas na trave do Bahia. Por outro lado, o goleiro John protagonizou grandes defesas na reta final da partida.
O jogo
Os times voltaram a se enfrentar após a polêmica partida das oitavas de final da Copa do Brasil, em que Gregore recebeu cartão vermelho muito discutido pelo Botafogo. No fim, o Bahia venceu por 1 a 0 e eliminou o Glorioso.
Assim, o primeiro tempo foi muito truncado e faltoso, com a bola ficando quase mais tempo parada do que em jogo. Os jogadores, esquentados pelo jogo passado, reclamavam bastante com o árbitro Ramon Abatti Abel.
Com bola rolando, Jean Lucas e Cauly tabelaram e o camisa 6 chutou de fora da área para dar um susto em John, logo aos 6 minutos. O Botafogo devolveu com chegadas aéreas. Primeiro, Luiz Henrique testou após cruzamento de Almada em cobrança de falta. Depois, Lucas Halter tentou uma espécie de bicicleta, mas pegou fraquinho na bola.
O Bahia, por sua vez, chegou novamente em chute de fora. Desta vez, a tentativa foi de Cauly, em novo arremate que passou à direita de John. Everaldo, de cabeça, fez John trabalhar pela primeira vez. Do outro lado, Marcos Felipe flertou com a expulsão ao cometer falta grosseira em Igor Jesus (fora da área).
O Botafogo voltou muito melhor para o segundo tempo, sendo o time mais próximo de encontrar seu gol. Foram duas bolas na trave do Bahia. Primeiro, com Marlon Freitas, em chutaço de fora da área, que carimbou pegou na mão do goleiro e depois no travessão. O segundo lance foi com o próprio Marlon, que cruzou na cabeça de Igor Jesus, que mandou na trave de Marcos Felipe.
O Glorioso seguiu com as criações de oportunidades, sendo a maioria pela jogada aérea. Bastos e Igor Jesus fizeram o goleiro do Bahia trabalhar novamente.
A resposta foi em alto nível, quando Thaciano recebeu livre, perto da pequena área, e chutou à queima-roupa com John. O goleiro alvinegro realizou um verdadeiro milagre, no que pode ter sido a defesa mais difícil deste Brasileirão. Pouco depois, aos 39 minutos, Jean Lucas ficou em grande condição para guardar, mas o paredão John voltou a fazer grande intervenção. O colombiano Santiago Arias também tentou e o goleiro fez mais um milagre, garantindo o empate.
Como fica?
O Bahia agora se volta para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Flamengo, na quarta (28), pelo jogo de ida das quartas de final, novamente na Arena Fonte Nova.
No Brasileirão, este empate manteve o Tricolor de Aço na quinta posição, mas agora com 39 pontos, dois a menos que o Flamengo (quarto) e um a mais que o São Paulo (sexto). No final de semana visita o RB Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, no domingo (1).
Já o Botafogo perde a liderança do Brasileirão, ficando com 47 pontos. O Glorioso não manteve-se na ponta por conta da vitória do Fortaleza no Corinthians em jogo simultâneo. A equipe de Artur Jorge tem dois duelos no Nilton Santos pelo Brasileirão pela frente. Primeiro, recebe o Fortaleza, no sábado (31); depois, encara o Corinthians, no dia 15, após a parada da Data Fifa.
Leia mais: Maricá vence o Olaria nos pênaltis e jogará a elite do Carioca em 2025