Botafogo e Atlético devem fazer final brasileira pela Libertadores

Botafogo e Atlético estão com praticamente os dois pés na grande final da Conmebol Libertadores da América deste ano. Ambos possuem ótimas vantagens para o jogo de volta, e se confirmadas, os dois clubes alvinegros estarão na decisão da competição continental, tornando assim a quarta final entre clubes brasileiros dos últimos 5 anos.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads.

Os comandados de Gabriel Milito fizeram um 3 a 0 contra o River Plate, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Já o Fogão desceu a lenha no Peñarol, lançando um 5 a 0 nos peitos dos uruguaios, no Estádio Nilton Santos.

O resultado do Glorioso, inclusive, coloca o clube carioca mais próximo de sua primeira final na história da competição, com um dos placares mais elásticos em semifinais e uma vantagem que nunca foi revertida.

A partida, que teve um primeiro tempo travado pelo antijogo do Peñarol, tomou outro rumo na etapa final, com cinco gols do Fogão. A vitória garantiu a entrada do Botafogo para o grupo de maiores goleadas em semifinais da Libertadores.

Maiores goleadas

O Botafogo se igualou ao Flamengo e ao San Lorenzo, que também marcaram cinco gols em semifinal da competição, em 2019 e 2014, respectivamente. Sob o comando do técnico português Artur Jorge, o clube repete um feito alcançado anteriormente por outro português, Jorge Jesus, que levou o Flamengo a uma goleada similar em sua campanha vitoriosa.

O Atlético Nacional detém o recorde da maior goleada em semifinais da Libertadores. Com seis gols marcados contra o Danubio no jogo de volta, em 1989, o Atlético não só passou para a final, como ganhou o campeonato no ano.

Todos os times que aplicaram essas grandes goleadas nas semifinais sagraram-se campeões da Libertadores em suas respectivas campanhas. A expectativa da torcida alvinegra é que o Botafogo consiga seguir o mesmo caminho.

Viradas

Apesar da vantagem, o Botafogo prega cautela no jogo de volta. A história da Libertadores tem exemplos de viradas nas semifinais que resultaram nos campeões das edições, embora nenhuma deste tamanho.

Em 1968, o Estudiantes reverteu um 2 a 0 no jogo de ida e conseguiu se classificar para a final, vencendo o torneio naquele ano. O Boca Juniors, em 2007, conseguiu virar uma desvantagem de 3 a 1 no primeiro jogo para uma vitória por 3 a 0 no segundo, garantindo o título. O Atlético Mineiro também protagonizou uma reviravolta em 2013, ao reverter um placar de 2 a 0 contra o Newell’s Old Boys e se classificar para a final, vencendo o torneio nos pênaltis.

Jogos de volta

Com a vantagem do jogo de ida, o Botafogo chega com confiança para o segundo jogo da semifinal contra o Peñarol. A partida acontece na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no estádio Campeón del Siglo, no Uruguai.

Já o Galo vai à Argentina enfrentar o River Plate com sua boa vantagem. O duelo acontece na terça-feira (29), às 21:30, no Monumental de Núñez, Buenos Aires.

Últimas finais entre clubes brasileiros na Libertadores

  • 2020: Palmeiras x Santos
  • 2021: Palmeiras x Flamengo
  • 2022: Flamengo x Athletico-PR

Leia mais: Atlético Mineiro decidirá em casa final da Copa do Brasil

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img