De maneira oficial, o Botafogo comunicou à torcida sobre a saída do treinador Artur Jorge. O profissional de 53 anos estará se juntando ao Al-Rayann, do Catar.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Após um ano mágico vivido pelo Botafogo sob o seu comando, na beira do gramado, Artur Jorge deixa o Botafogo. Sua saída era especulada há algumas semanas, mas ganhou caráter oficial somente na noite dessa sexta-feira (03).
O estafe de Artur Jorge chegou a negar, na tarde dessa sexta (03), o acerto com o Al-Rayyan. Mesmo assim, é esperado que esse seja seu destino oficial. Há algumas semanas, em entrevista para emissora portuguesa, Artur admitiu que existem propostas do futebol brasileiro e do Oriente Médio.
Contratado em abril de 2024 após a saída de Tiago Nunes, demitido ao começo do ano, Artur comandou a equipe em 55 jogos, conquistando 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Sob seu comando, o Botafogo venceu a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Segundo informado pelo ‘Globo Esporte’, a rescisão contratual, assinada nessa tarde, prevê um acordo entre o Botafogo e Artur Jorge. Nesse acordo, o Botafogo abre mão do pagamento da multa rescisória do contrato. Em troca, o Al-Rayyan arca com os bônus que o clube teria de pagar ao técnico.
De acordo com os cálculos do Botafogo, o clube teria de pagar 3,1 milhões de euros pelas conquistas em 2024 (cerca de R$19,1 milhões na cotação atual).
Como o valor é praticamente o mesmo do que o previsto pela multa rescisória, o acerto é para que o treinador “abra mão” de receber tal montante do Botafogo e o clube catari liquide essa dívida do clube carioca em relação ao profissional português.
Nesse caso, o Botafogo não recebe valor algum pela saída de Artur Jorge, mas tem sua dívida com ele liquidada.
O alvinegro agora se lança ao mercado para buscar um substituto. O nome mais forte sendo cotado para assumir o cargo é o de André Jardine, treinador do América do México.
Até que esse acerto seja oficializado, uma comissão técnica interina comandará as atividades. Há a tendência de que esta seja quem comande o clube nas primeiras partidas do Campeonato Carioca.
Leia mais: Jair aceita proposta do Botafogo e acerto final depende de acordo com o Santos