O Botafogo deu nova prova de força no Campeonato Brasileiro e goleou o Flamengo por 4 a 1, no Estádio Nilton Santos, pela 23º rodada, recuperando assim a liderança do Brasileirão. O Fogão ganha moral para enfrentar o Palmeiras, seu próximo adversário, em busca de uma vaga nas quartas de final da Libertadores.
Com força máxima, o Botafogo se impôs no clássico, inclusive fisicamente. Superior, o Fogão deu um recado, reforçou que é um grande candidato ao título do Brasileiro e abriu vantagem sobre o rival. Já o Flamengo agora amarga uma sequência de três jogos sem ganhar pelo Brasileirão, sendo duas derrotas e um empate. Para piorar, o Rubro-Negro tem mais um problema, viu Arrascaeta sair lesionado no início do clássico deste domingo.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, duas vezes, marcaram para o Alvinegro. Bruno Henrique fez o único do Mengão. A equipe de Artur Jorge dominou no segundo tempo e ainda perdeu pênalti, enquanto o time de Tite esfarela fisicamente e tem dificuldade em manter atuações regulares.
Com a goleada, que poderia ter sido ainda maior, o time comandado pelo português chega a 46 pontos, volta a ultrapassar o Fortaleza e reassume a ponta do Brasileirão. Do outro lado, o Rubro-Negro, cada vez mais fadigado, permanece com 41 pontos e figura na quarta posição.
O jogo
O técnico Artur Jorge escalou o Botafogo com força máxima, enquanto Tite, pela sequência de jogos, preservou Varela, Léo Pereira, De La Cruz e Luiz Araújo no Flamengo. O Rubro-Negro não teve Pulgar, suspenso, e Viña, Cebolinha, Pedro e Gabigol, lesionados.
O clássico entre Botafogo e Flamengo começou bem intenso. Logo aos dois minutos, Mateo Ponte aproveitou vacilo de Bruno Henrique e abriu o placar. Para piorar a situação rubro-negra, Arrascaeta sentiu a coxa e saiu chorando no primeiro tempo, podendo ser mais um desfalque na equipe já com ausências. O Flamengo sentiu o gol, mas não demorou para se reencontrar. Aos 24 minutos, em feliz lançamento de Léo Ortiz, Bruno Henrique, que falhou no gol de Mateo Ponte, aproveitou a falha do lateral e deu uma cavadinha na saída de John para deixar tudo igual. O atacante, inclusive, ainda provocou o rival na comemoração com o famoso “chororô”.
O gol aumentou o ânimo do rubro-negro, que cresceu no clássico e teve chances para virar a partida. Primeiro com Ayrton Lucas, que acertou a rede pelo lado de fora, e depois com Carlinhos, que, livre na área, exagerou na força e mandou por cima. Em resposta, o Botafogo ainda balançou as redes com Igor Jesus, mas o assistente flagrou impedimento de Gregore na jogada. Nada feito.
Assim como no início do jogo, o Botafogo acelerou na volta do intervalo e logo voltou à liderança do placar. Aos nove minutos, após linda inversão de Mateo Ponte, Almada recebeu livre na esquerda, passou pela marcação de Wesley e bateu firme. No meio do caminho, a bola desviou em três defensores do Flamengo e se ofereceu para Igor Jesus, que completou para as redes.
O Rubro-Negro respondeu na sequência com chute perigoso de Wesley. No restante do jogo, só o Glorioso jogou. Aos 19 minutos, Ayrton Lucas deu carrinho em Luiz Henrique na linha de fundo e, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, porém, Rossi foi certeiro e defendeu a batida de Almada.
A penalidade perdida não diminuiu a sede do Alvinegro, que seguiu em cima e criando espaços com facilidade na defesa adversária. Tiquinho, Savarino, Luiz Henrique e Matheus Martins protagonizaram um caminhão de chances do Fogão, mas a bola insistia em não entrar.
Até que aos 39 minutos, depois de muito insistir, o Botafogo matou o jogo. Após bela combinação pela direita, Savarino foi lançado nas costas de Varela e cruzou na medida para Matheus Martins, que se antecipou a Wesley e colocou no cantinho, marcando o terceiro gol alvinegro.
Com o adversário já abatido, o Botafogo ainda encontrou tempo para transformar a boa vantagem em goleada. Já nos acréscimos, Matheus Martins ganhou na velocidade de David Luiz, invadiu a área e bateu firme, dando números finais à partida: 4 a 1.
Próxima parada: Libertadores
Os dois clubes agora têm decisões pela Copa Libertadores. O Botafogo visita o Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Como venceu a ida por 2 a 1, o Fogão tem a vantagem do empate. Já o Flamengo vai enfrentar o Bolívar, na Bolívia, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Rubro-Negro venceu a partida de ida por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença.
Já o próximo compromisso do Botafogo pelo Brasileirão é contra o Bahia, domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. O Flamengo recebe o Bragantino, domingo, às 20h (de Brasília), no Maracanã.
Leia mais: Flamengo mira a contratação de Michael, do Al-Hilal