O Botafogo anunciou na madrugada desta quinta-feira o retorno de Cláudio Caçapa ao clube.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
O ex-jogador, que teve passagem vitoriosa como interino em 2023, foi contratado para assumir a carga de técnico auxiliar permanente. No entanto, a sua primeira missão será comandar a equipe principal até à chegada de um novo treinador.
A decisão foi tomada logo após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Glorioso caiu para a oitava colocação, com 12 pontos, e deixou a zona de classificação para as semifinais da competição estadual.
Caçapa retorna ao Botafogo após experiência na Europa
Caçapa chega ao Botafogo com um histórico positivo no clube. Em julho de 2023, assumiu o time interinamente após a saída de Luís Castro e obteve 100% de aproveitamento, vencendo Vasco, Grêmio e Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro, além do Patronato, da Argentina, na Copa Sul-Americana.
Seu bom desempenho na curta passagem fez com que fosse promovido para treinador do RWD Molenbeek, clube belga que pertence ao mesmo grupo de John Textor. No entanto, a sua experiência na Europa não foi bem-sucedida. Em 28 jogos no comando da equipe, o Caçapa acumula 14 derrotas, sete empates e sete vitórias. O fraco desempenho culminou em sua demissão em fevereiro de 2024, com o tempo rebaixado para a segunda divisão belga.
Desde então, o ex-zagueiro estava livre no mercado, aguardando uma nova oportunidade. Agora, retorna ao Botafogo para reassumir um papel no departamento técnico, mas, inicialmente, terá que lidar com a missão de reorganizar a equipe em um momento de instabilidade.
Primeiro desafio já tem dados marcados
O primeiro compromisso de Cláudio Caçapa no comando do Botafogo será no próximo sábado (15), às 19h, contra o Boavista, no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, pela décima rodada do Campeonato Carioca.
Enquanto isso, a diretoria alvinegra segue no mercado em busca de um treinador mais experiente para a sequência da temporada. Com Carlos Leiria retornando ao sub-20, o clube aposta em um nome que possa dar estabilidade ao elenco e buscar uma ocorrência rápida para se manter competitivo nas competições do ano.
Leia mais: Flamengo vence Botafogo e assume ponta da tabela do Campeonato Carioca