O Botafogo oficializou, nesta quinta-feira (13), a contratação de como novo diretor de futebol de base.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
A chegada do experiente profissional faz parte do processo de reformulação das categorias de formação do clube, iniciado em 2024 com a chegada de Léo Coelho, atual diretor de coordenação de futebol.
Damiani, que estava no Atlético-MG nos últimos quatro anos, terá a missão de fortalecer o desenvolvimento de jovens atletas alvinegros.
Junto a Damiani, Dennys Dilettoso também foi anunciado como coordenador de captação da base. Ambos foram apresentados pelo diretor de gestão esportiva, Alessandro Brito, e por Léo Coelho, e já iniciaram suas atividades no Estádio Nilton Santos.
Experiência e expectativas
Erasmo Damiani é mestre em Educação Física e tem um currículo impressionante no futebol. Começou como preparador físico no Figueirense, onde posteriormente assumiu a coordenação geral das categorias de base.
Também coordenou as seleções de base da CBF, conquistando títulos olímpicos, sul-americanos (Sub-15 e Sub-17) e um vice-campeonato mundial. Por clubes, passou por Athletico-PR, Palmeiras, Internacional e Atlético-MG, acumulando conquistas como duas Copas São Paulo de Futebol Júnior, Campeonato Brasileiro Sub-23 e títulos estaduais.
Em sua primeira declaração como diretor da base do Botafogo, Damiani expressou gratidão e entusiasmo com o novo desafio:
“Me sinto muito honrado com esse novo desafio e feliz por ser escolhido pelo Botafogo. A expectativa é poder contribuir diretamente e cada vez mais assertivo no processo de formação dos atletas e no crescimento do Clube, desenvolvendo um trabalho que nos renda frutos em todos os aspectos. O processo formativo de atletas é construído a médio e longo prazo, passando por diversas áreas e processos, a fim de entregar um atleta preparado para desempenhar na equipe profissional.”
Estruturação da base
Léo Coelho, diretor de coordenação de futebol, destacou a importância da chegada de Damiani para a continuidade do projeto de reestruturação da base alvinegra:
“A chegada do Damiani é fundamental para o processo de estruturação das categorias de base iniciado na última temporada, onde construímos novos processos e implementamos mudanças no desenvolvimento formativo dos atletas, tanto na parte metodológica quanto estrutural. Damiani é um profissional altamente qualificado e ficamos muito felizes com sua chegada. Vencedor por onde passou, o novo diretor da base alvinegra está alinhado com a filosofia da SAF e terá todo o apoio e suporte para desenvolver o melhor trabalho possível.”
Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva, também reforçou a importância da contratação:
“O trabalho de estruturação das categorias de base do Botafogo teve início em 2024, com a chegada do Léo Coelho. Para dar continuidade neste processo, a chegada de Damiani é mais um importante passo no desenvolvimento dos jovens atletas, um profissional qualificado, referência na formação e confiamos muito em seu profissionalismo e na capacidade de gerir as categorias de base do Clube.”
Dennys Dilettoso e a captação de talentos
Dennys Dilettoso, novo coordenador de captação da base, também foi apresentado. Com passagens por Paraná Clube, Chapecoense, América-MG e Atlético-MG, Dennys acumula experiência na identificação e desenvolvimento de jovens talentos. Ele destacou o momento de ascensão do Botafogo e seus planos para o departamento de scout:
“Estou muito feliz e estimulado em chegar ao Botafogo, ainda mais nesse momento de grande ascensão, que mesmo no curto prazo já estamos colhendo os frutos da organização e coragem dentro e fora das quatro linhas. Vamos absorver o que pudermos, usando a estruturação e a energia diária para nos nortear e fazer com que consigamos estar numa grande busca por atletas que representem os valores do clube e nos transmitam orgulho de fazer parte da família Botafogo.”
Organograma da base
Confira o organograma atualizado das categorias de base do Botafogo:
- Diretor de Coordenação de Futebol: Léo Coelho
- Diretor de Futebol de Base: Erasmo Damiani
- Coordenador de Captação: Dennys Dilettoso
- Coordenador Técnico/Metodológico: Rodrigo Chipp
- Coordenador Técnico: Rodolfo Kumbrevicius
- Coordenador Técnico da Iniciação: Bruno Vinícius
- Coordenador Técnico da Pré-Iniciação: Lucas Santos
- Coordenador da Preparação de Goleiros: Ricardo Herrera
Comissões Técnicas:
- Sub-20: Treinador Rodrigo Bellão
- Sub-17: Treinador Jardel Zamberlam
- Sub-15: Treinador Douglas Coelho
A chegada de Erasmo Damiani e Dennys Dilettoso reforça o compromisso do Botafogo em investir na formação de jovens talentos, alinhando a base à filosofia da SAF e buscando consolidar o clube como referência no desenvolvimento de atletas para o futebol nacional e internacional.
Leia mais: Botafogo e Coritiba disputarão amistoso no Nilton Santos no dia 22 de março
0 Comentários