Na tarde deste sábado (1º), Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentam pela final da Liga dos Campeões 2023/2024, às 16h, no estádio de Wembley, na Inglaterra.
A equipe alemã chegou à final como azarão. Depois de cair no “grupo da morte” com PSG, Milan e Newcastle, o Borussia passou em primeiro e foi com confiança e moral para o mata-mata.
Nas oitavas de final, os aurinegros eliminaram o PSV no único confronto que atuou como favorito. Adiante, conseguiu uma virada em casa e eliminaram o Atlético de Madrid. Na fase semifinal os comandados de Edin Terzic estragaram a despedida do Mbappé, vencendo o Paris Saint-Germain duas vezes.
Além de buscar o bicampeonato europeu, o Dortmund retorna a Wembley para criar uma nova história após o vice-campeonato em 2013 para o Bayern de Munique.
Acompanhe a BTB Sports no Twitter e Instagram.
No lado espanhol da história, o Real Madrid, o maior vencedor da competição com 14 taças, passeou na fase de grupos e venceu todas as partidas contra Napoli, Braga e Union Berlin.
No mata-mata, o time de Madrid passou sem levar sustos pelo RB Leipzig. Entretanto, nas fases seguintes o time de Carlo Ancelotti teve um salto de dificuldade.
Nas quartas de final, o time enfrentou o Manchester City de Pep Guardiola, o atual campeão europeu. Com empate nos dois jogos, a decisão foi para os pênaltis e o goleiro ucraniano Lunin classificou o time merengue para a semifinal.
Em um cenário que só o Real Madrid costuma fazer na Champions, a equipe de Vini Jr. eliminou o Bayern de Munique com um herói totalmente improvável, o atacante espanhol Joselu.
Com Vinicius Jr e Jude Bellingham como candidatos à Bola de Ouro, o bicho papão Real Madrid chegou em 17 finais e conquistou 14 títulos.
Leia mais: 777 Partners, dona da SAF do Vasco, tem compra do Everton cancela por falta de pagamento
Despedidas
O jogo também marca as despedidas de dois jogadores alemães. Um de cada lado e cada um com seu motivo. Marco Reus, de 35 anos, tem o seu contrato terminando com o Borussia Dortmund ao final da atual temporada europeia e as partes resolveram não renovar. Uma das relações mais leais de amor no futebol atual acaba quando o árbitro da partida apitar o fim de jogo. Remanescente do vice-campeonato de 2013, Reus tenta levantar a “orelhuda” em seu último jogo. Ele ainda não revelou o próximo passo da carreira.
Do lado do Real Madrid o meia Toni kroos, de 34 anos, anunciou a aposentadoria mesmo fazendo uma atual temporada brilhante. Com 5 Champions League e uma Copa do Mundo na bagagem, o alemão se despede do clube espanhol podendo ganhar mais uma competição europeia. Antes do descanso, Kroos ainda joga a Eurocopa 2024 com a seleção alemã.