O meio-campista do Tottenham, Rodrigo Bentancur, foi suspenso por sete jogos e multado em 100 mil libras (aproximadamente R$ 728 mil) pela Federação Inglesa de Futebol (FA).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O ocorrido aconteceu após Bentancur fazer um comentário considerado racista contra seu companheiro de equipe, Son Heung-min, em uma entrevista no Uruguai.
A declaração ocorreu em junho de 2024, quando o jogador foi questionado sobre a possibilidade de conseguir uma camisa de Son. Bentancur respondeu: “Do Sonny? Ou de um primo do Sonny? Todos parecem mais ou menos iguais.”
A FA acusou o uruguaio de violar as regras da federação ao fazer uma “infração com agravante”, referindo-se à nacionalidade, raça e/ou origem étnica de Son. Apesar de Bentancur negar a intenção de ser ofensivo, a comissão independente da FA considerou a acusação como comprovada.
Em comunicado, a federação informou que a suspensão se aplica aos jogos da Premier League, incluindo confrontos contra Chelsea, Liverpool e Manchester City.
O volante já se desculpou publicamente com Son, que, por sua vez, declarou ter perdoado o companheiro e disse que a situação estava resolvida.
Mesmo com a suspensão, Bentancur está liberado para jogar pela seleção uruguaia, incluindo o confronto contra o Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
A FA também exigiu que o jogador participasse de sessões educativas até março de 2025.
A decisão foi divulgada poucos dias antes da partida entre Tottenham e Manchester City, marcada para o próximo sábado (23).
Leia mais: Botafogo planeja estádio com capacidade para 20 mil pessoas