O zagueiro Bastos Quissanga, enfim, volta a ser convocado para defender a seleção de Angola pelas Eliminatórias da Copa Africana das Nações. O jogador não será desfalque para o Glorioso, já que as partidas ocorrerão durante a Data Fifa, em setembro.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Com isso, Bastos será um dos representantes de sua seleção nacional nos jogos contra Gana, dia 5 de setembro, e Sudão, no dia 9. Estas serão as duas primeiras rodadas da fase de grupos das Eliminatórias da Copa Africana das Nações.
O atacante Júnior Santos, que vem se recuperando de lesão, foi o responsável por dar a notícia ao zagueiro, que vem vivendo grande fase na temporada 2024, com bons desempenhos e titular absoluto do comando de Artur Jorge.
A última convocação do defensor, até então, havia sido em 2021 para disputar duas partidas de eliminatórias da Copa do Mundo contra Líbia e Egito. Sua última partida foi dia 7 de setembro do mesmo ano, na derrota por 1 a 0 contra a Líbia.
O zagueiro já disputou duas edições da Copa Africana de Nações, em 2013 e 2019.
Bastos vinha sendo esquecido pela diretoria por problemas extra-campo, o que atrapalhava em sua convocação para seu país. De acordo com o jornalista angolano Romilsom Teixeira, Bastos e a atual direção da federação angolana de futebol tiveram problemas há cerca de 5 anos. Alega-se que o atleta teve comportamentos no vestiário que comprometeram sua chamada para a seleção nacional.
Ainda segundo Romilsom, vinham sendo convocados os zagueiros David Carmo (Olympiacos-Grécia) e Kialonda Gaspar (Lecce-Itália) para as posições. O camisa 15 era capitão da seleção angolana antes de parar de ser convocado.
Bastos chegou ao Botafogo em agosto de 2023 e acabou tendo pouco espaço, com Adryelson e Cuesta na posição. O zagueiro, no entanto, só foi se tornar titular absoluto do Glorioso nesta temporada, tendo como seu parceiro de zaga Alexander Barboza.
Ao todo, são 45 partidas pelo Botafogo com quatro gols marcados, três deles no atual Campeonato Brasileiro.
O defensor não foi o único jogador do Botafogo convocado para defender uma seleção nacional. Também foram chamados Luiz Henrique (Brasil), Gatito Fernández (Paraguai) e Jefferson Savarino (Venezuela).
Antes de se apresentarem às respectivas seleções, os atletas deverão estar à disposição do treinador Artur Jorge para o jogo contra o Fortaleza, no próximo sábado, pelo Brasileirão. A bola rola às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos.
Leia mais: Endrick pode render mais R$76,5 milhões ao Palmeiras com metas