Atlético Mineiro e Vasco da Gama se enfrentam na Arena MRV, em Minas Gerais, neste domingo (21), às 16h. A partida é válida pela décima oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Um ponto separa Atlético MG e Vasco na tabela do Brasileirão. Na rodada anterior, o Atlético garantiu o empate contra o Juventude fora de casa, com gol de Junior Alonso, ficando na 11° colocação com 22 pontos. Já o Gigante da Colina foi até Goiânia buscar a vitória contra o Atlético Goianiense. Com gol do atacante David no segundo tempo, o Cruzmaltino ficou na 9° posição com 23 pontos. Ambos seguem no meio da tabela e buscam continuar subindo para garantirem participação de competições internacionais.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Curiosidades
O Vasco ganhou os últimos três jogos contra o Atlético Mineiro na primeira divisão, a maior sequência de vitórias do Cruzmaltino em andamento contra qualquer adversário do Brasileirão Série A 2024.
O Atlético Mineiro já sofreu 25 gols em 16 partidas no Brasileirão Série A 2024 (média de 1,6 por jogo), a maior marca do Galo a esta altura do campeonato desde a edição 2011, quando havia levado 30 gols nos 16 primeiros jogos.
Se bater o Atlético Mineiro, o Vasco alcançará cinco vitórias seguidas em Brasileirão Série A pela primeira vez desde 1997. Naquela oportunidade, ganhou em sequência de Coritiba, Botafogo, Criciúma, Bahia e justamente do Galo.
Excluindo cabeceios, o Atlético Mineiro é o segundo time que mais finaliza no Brasileirão Série A 2024: são 12,7 chutes por partida, superado apenas pelo Palmeiras (15,8). Por outro lado, o Vasco é a equipe com a menor média de finalizações por baixo da competição (8,6 por jogo).
Dos 20 gols anotados pelo Vasco no Brasileirão Série A 2024, 15 foram sob o comando de Rafael Paiva (75%). O Cruzmaltino tem média de 1,7 gol por partida com o novo técnico na competição, em comparação às médias de 1 gol por jogo com Ramón Díaz e 0,25 com Álvaro Pacheco.
Atlético Mineiro
Buscando estabilidade, o Alvinegro interrompeu incomoda sequência negativa ao bater o São Paulo no último compromisso em casa, mas ficou só no empate com o Juventude na partida seguinte, o que o afastou da briga pela parte de cima da tabela.
Com vários desfalques, o técnico Gabriel Milito tem um problemão para resolver, mas ganhou reforços durante a semana. O zagueiro Mauricio Lemos e o lateral-direito Mariano, recuperados de lesão, podem pintar na relação. O zagueiro Lyanco e o meio-campista Fausto Vera, já regularizados, dependem das condições físicas. O lateral-esquerdo Rubens, fora de combate há três meses, já deu início à fase de transição, mas ainda não tem condições de atuar. O goleiro Everson, o meio-campista Zaracho e o atacante Alisson, ainda no processo de recuperação de suas respectivas lesões, também são baixas confirmadas.
Sem Guilherme Arana pelo 3° cartão amarelo, Gabriel Milito aparentemente encontrou a solução para a lateral esquerda. Isso porque a tendência é de que ele improvise o zagueiro Júnior Alonso na posição. Com a mudança de posicionamento de Júnior Alonso, Milito deve promover mais uma improvisação. O volante Battaglia deve ser utilizado como zagueiro.
Provável Escalação:
Matheus Mendes; Saravia, Bruno Fuchs, Battaglia e Junior Alonso; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Lesionados: Alisson (entorse no tornozelo), Everson (fratura de um dedo), Zaracho (lesão no púbis), Rubens (transição)
Pendurados: Hulk, Igor Rabello, Paulinho, Rômulo, Saravia e Gabriel Milito
Vasco
Em boa fase, o Vasco da Gama precisa da vitória para continuar seu bom aproveitamento, podendo passar do Athletico Paranaense, que está na 8° posição.
O técnico Rafael Paiva não conta com o zagueiro João Victor, os meio-campistas Jair e Paulinho e o meia-atacante Guilherme Estrella, lesionados. O meia-atacante Payet, em transição, também fica de fora. O meia-atacante Philippe Coutinho, recém-contratado, viajou com a delegação e pode estrear, mas deve ser opção no banco de reservas.
Provável escalação:
Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Mateus Carvalho, Hugo Moura e Praxedes; David, Adson e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva
Lesionados: Guilherme Estrella (problemas no joelho), Jair (lesão do ligamento cruzado), João Victor (lesão no joelho), Paulinho (lesão do ligamento cruzado) e Payet (transição)
Pendurados: David, Matheus Carvalho, Paulo Henrique, Praxedes, Rossi e Victor Luis
Ficha técnica:
Atlético Mineiro X Vasco da Gama
Campeonato Brasileiro 2024 – Décima oitava rodada
Data e horário: 21 julho de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena MRV (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP – FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP – FIFA) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR – VAR-FIFA)
ONDE ASSISTIR: Globo e Premiere
Leia também: Emerson Rodríguez é apresentado como reforço do Vasco