Atlético-MG defende mudança por datas da Copa do Brasil

Veja nota completa do Galo

O Atlético-MG lamentou nesta terça-feira as idas de Corinthians e Vasco ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta das mudanças de data dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil. Após Flamengo se manifestar sobre o caso, o Galo também entrou no caso e lançou um comunicado.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads.

No sorteio, as datas para a realização dos duelos de volta eram no dia 17 de outubro. Porém, a CBF acabou alterando as datas após a divulgação do calendário da Conmebol para os duelos da Libertadores e Sul-Americana. Sendo assim, os jogos entre Flamengo e Corinthians e Atlético-MG e Vasco serão realizados no dia 20 de outubro.

Esta mudança foi solicitada pelo Flamengo e Atlético-MG. Ambos os clubes alegaram que teriam vários jogadores sendo convocados para a próxima Data FIFA e que termina no dia 16 de outubro, um dia antes da data anterior.

Assim, depois do Flamengo ir a público defendendo a mudança de datas, o Galo também entrou no jogo e emitiu um comunicado por meio de suas redes. O time mineiro entende que a modificação “restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF”.

Na nota do Atlético-MG, eles lamentam as atitudes de Corinthians e Vasco, que decidiram acionar o STJD para tentar mudar a decisão da CBF. O Galo ainda cita que esta ação dos clubes fere os princípios do fair play esportivo.

“O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis.”

O Atlético-MG também ressalta o que a CBF já tinha afirmado: esta mudança de datas aconteceu devido ao calendário da Conmebol, que segundo o clube, “têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024”.

“O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira”, concluiuram.

O Atlético-MG recebe o Vasco no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira (2). A bola rola a partir das 19h15 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Nota completa do Atlético

“Em relação à decisão da CBF de inverter a data-base das partidas de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil com os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Clube Atlético Mineiro entende que a mudança restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF.

O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis.

Em seu comunicado aos clubes envolvidos, a CBF informou claramente que a alteração foi feita em virtude da definição de datas dos jogos válidos pelas competições promovidas pela Conmebol, as quais têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024.

O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira“.

Entenda o caso

Para você que não está entendendo toda esta confusão, iremos explicar resumidamente. Se você vem acompanhando as notícias, percebeu que as semifinais da Copa do Brasil 2024, que inclusive irão começar a ser disputadas nesta quarta-feira (2), vivem uma verdadeira confusão de notas. Isso porque a cada novidade, um clube lança uma nota de esclarecimento, seja apoiando ou contrariando a CBF.

Basicamente, a CBF divulgou a tabela detalhada das semifinais do torneio, mas Vasco e Corinthians não gostaram nem um pouco dos dias escolhidos para os jogos de volta.

Flamengo e Atlético-MG, que jogariam desfalcados por causa da Data FIFA de outubro, adoraram a notícia que os jogos do Brasileirão foram para o meio de semana (logo após o fim da Data Fifa, que se encerra em 15 de outubro), enquanto a volta das semifinais foram para o fim de semana.

Leia mais: Vasco rebate nota do Flamengo: “Tentativa de justificar o injustificável”

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img