Raphinha marcou seu 12º gol na atual edição da Liga dos Campeões na vitória por 4 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na última quarta-feira (9). Ele é o artilheiro da competição até o momento e pode se tornar o primeiro brasileiro a alcançar a marca em 10 anos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Neymar foi o último jogador brasileiro a terminar uma edição da Liga dos Campeões como artilheiro do torneio, ao marcar 10 gols na temporada 2014/15, pelo Barcelona, campeão daquele ano. Na época vestindo a camisa 11 do clube espanhol, ele dividiu o topo da artilharia com o companheiro Lionel Messi e o rival Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Os principais concorrentes de Raphinha neste momento são Harry Kane, do Bayern de Munique, Guirassy, do Borussia Dortmund, e o companheiro de equipe Robert Lewandowski, que chegou aos 11 gols com uma assistência do brasileiro neste jogo de ida contra o Borussia. Entre os brasileiros, cinco já terminaram uma edição da Liga dos Campeões como artilheiros: Romário, Jardel, Rivaldo, Kaká e Neymar. O Baixinho, no entanto, é o único a conquistar o feito duas vezes, ambas pelo PSV, da Holanda.
Caso termine mesmo como artilheiro desta edição da Liga dos Campeões, Raphinha será o primeiro brasileiro a conquistar a marca com o maior número de gols, com seus atuais 12 ou mais. Vale destacar que o formato da competição foi modificado nesta temporada, passando a contar com mais jogos para cada clube.
Com 12 gols, Raphinha também está perto de alcançar outro feito histórico: tornar-se o maior artilheiro do Barcelona em uma única edição da Liga dos Campeões. Para isso, ele precisa marcar ao menos mais dois gols nesta temporada, já que o recorde pertence a Lionel Messi, que balançou as redes 14 vezes na edição 2011/12.
Veja todos os brasileiros que já foram artilheiros da Champions League:
- 1989/90 – Romário (PSV) – 6 gols
- 1992/93 – Romário (PSV) – 7 gols
- 1999/00 – Jardel (Porto) – 10 gols
- 1999/00 – Rivaldo (Barcelona) – 10 gols
- 2006/07 – Kaká (Milan) – 10 gols
- 2014/15 – Neymar (Barcelona) – 10 gols
Leia mais: Vasco planeja amistoso contra time alemão no Maracanã durante o Mundial de Clubes
0 Comentários