A ALERJ aprovou na última quinta-feira um projeto de lei que declara São Januário, estádio do Vasco, como patrimônio do estado do Rio. Resta, agora, a sanção do governador, que terá 15 para aprovar ou não.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O objetivo da declaração é aumentar a atratividade turística do estádio para todos aqueles que quiserem vivenciar e apreciar a cultura carioca no futebol. Além disso, a ALERJ valorizou e marcou na história do Rio de Janeiro a luta antirracista de São Januário e do Vasco.
Com a iminência da reforma, surge perguntas acerca da possibilidade de o projeto atrapalhar as mudanças, mas isso não acontecerá. A única parte de São Januário que não poderá sofrer alterações, afinal, é tombada como patrimônio histórico. A diretoria admite o atraso no processo das obras, mas corre para agilizar o processo.
Vale ressaltar que o Estádio Vasco da Gama, nome oficial da casa cruzmaltina, surgiu da movimentação dos vascaínos contra as imposições dos clubes da Zona Sul na época. Por não aceitarem jogar com negros e operários, a AMEA e os clubes tentaram expulsar o Vasco do Carioca na década de 20. O argumento era a falta de estádio próprio, mas o clube e os torcedores se mobilizaram e construíram o que viria a ser o maior da América do Sul até 1930.
Leia mais: Pedrinho elucida assuntos ligados ao Vasco em entrevista coletiva