No próximo domingo (22), o Flamengo enfrenta o Fluminense pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será disputado no Maracanã e será a terceira vez das duas equipes se enfrentando em 2024, a primeira pelo Brasileirão.
O confronto tem um peso muito grande por natureza, afinal se trata de um dos mais ferrenhos clássicos estaduais no Rio de Janeiro. Contudo, além do contexto de rivalidade, há também o contexto das situações na tabela em campo nesse próximo domingo.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Nesse momento, o Flamengo é líder do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro chegou aos 21 pontos após vencer o Bahia por 2 a 1.
Quem liderava o campeonato antes desse resultado era o rival Botafogo, que nesse momento se encontra com 20 pontos. O empate alvinegro em casa contra o Athletico Paranaense abriu a brecha para que o rubro-negro conseguisse conquistar essa liderança.
Por outro lado, o Fluminense é o lanterna da competição, com apenas 6 pontos conquistados. O status de lanterna foi atingido após a derrota fora de casa para o Cruzeiro. Com o triunfo do Vitória por 4 a 2 sobre o Atlético Mineiro, o Tricolor foi “empurrado” para a posição mais baixa do torneio.
Contexto inédito
Desde que o Brasileirão tornou-se de pontos corridos, em 2003, nunca antes Flamengo e Fluminense se enfrentaram em condição de líder e lanterna. O mais próximo disso foi em 2009, quando com o Fluminense na lanterna e o Flamengo na sexta colocação, o rubro-negro superou o tricolor por 2 a 0.
Desde esse mesmo ano, o Fluminense não figurava na lanterna do Campeonato Brasileiro por uma rodada sequer. De lá pra cá, datam mais de 15 anos.
O Flamengo, por sua vez, tem feito comum o cenário de estar brigando por posições altas da tabela do Brasileirão, corriqueiramente liderando-o e até vencendo-o. Campeão da competição em 2019 e 2020, o rubro-negro vive anos de dominância nacional e internacional.
Certamente, será um desafio muito grande para Fernando Diniz e o Fluminense superar um embalado, porém desfalcado, Flamengo de Tite.