Em um jogo acirrado, o Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, conquistando pontos importantes na eventual briga pelo título. Os gols da vitória foram marcados por Júnior Santos e Cuiabano, enquanto Gustavo Nunes descontou para o Grêmio.
A partida foi válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro e disputada no estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES. Isso ocorreu devido ao impedimento de uso da Arena do Grêmio, ainda afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Apesar do mando de campo ser da equipe gaúcha, o estádio estava lotado de torcedores do clube carioca.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Como foi o jogo
O Botafogo começou dominando as ações da partida, com as primeiras finalizações de Tchê Tchê e Óscar Romero. Aos 9 minutos, Marlon Freitas deu um passe preciso para Cuiabano, que entrou na área e, ao bater na saída de Caíque, marcou seu primeiro gol com a camisa do Glorioso. O lateral não comemorou o gol contra seu ex-clube.
Em seguida, o time do Grêmio começou a pressionar. Aos 20 minutos, Cristaldo passou para Pavon, que chutou cruzado. A bola desviou em Lucas Halter e sobrou para Gustavo Nunes finalizar e empatar o jogo.
A partida ficou aberta, com ambas as equipes criando chances de marcar novamente, mas o primeiro tempo terminou empatado.
Já no segundo tempo, aos 11 minutos, Luiz Henrique encontrou Júnior Santos na entrada da área. O experiente Geromel errou na antecipação, e o camisa 11, que teve seu contrato renovado recentemente, saiu cara a cara com Caíque, não desperdiçando a chance e marcando o segundo gol para o time da Estrela Solitária.
O Grêmio se lançou ao ataque em busca do empate. A equipe de Renato Gaúcho parou nas boas defesas do goleiro John. Além disso, Gustavo Martins cabeceou forte para vencer o arqueiro alvinegro, mas Júnior Santos, o iluminado da noite, salvou com o pé em cima da linha.
Desse modo, no restante do jogo, as equipes criaram oportunidades em contra-ataques, mas sem muito perigo. O Grêmio até teve chances nos minutos finais, mas não foi suficiente para buscar o empate.
Próximos jogos
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, dia 19, para enfrentar o Fortaleza na Arena Castelão, a partir das 20h, pela décima rodada do Brasileirão. No mesmo dia, às 19h, o Botafogo recebe o Athletico-PR no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
*Matéria de Eduardo Alves, com colaboração de Gabriel Pieroni