A temporada 2023/24 do futebol europeu ficará marcada como a primeira do trio Andrey Santos, Marlon Gomes e Eguinaldo na Europa. Além disso, os crias da base de São Januário também estão brilhando em solo estadunidense com Gabriel Pec, Evander e Talles Magno.
O primeiro trio foi lançado ao futebol em 2022, em temporada que o clube disputava a Série B. Já o segundo trio vem de uma geração anterior, porém Pec acabou deixando o Vasco somente em 2024.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Além desses trios, a reportagem também ficou de olho na temporada do cria Douglas Luiz, que viveu ano de destaque, rendendo convocação para a Copa América pela Seleção Brasileira.
Andrey Santos
A primeira temporada do cria vascaíno no futebol europeu foi de altos e baixos. Vendido em janeiro de 2023 ao Chelsea, voltou emprestado ao Vasco durante a primeira metade do ano e teve sua primeira experiência europeia somente a partir de agosto.
Começou sua temporada no velho continente defendendo as cores do Nottingham Forest por empréstimo, mas foi sub-aproveitado, retornando ao Chelsea. Na segunda metade da temporada europeia, foi novamente emprestado, dessa vez ao Strasbourg, da França.
Pelo clube francês, viveu dias melhores e foi um dos destaques da equipe na modesta campanha de 13° colocado da Ligue 1, Campeonato Francês. Titular em 9 dos 11 jogos em que atuou, foi eleito o melhor jogador jovem do campeonato em abril.
Agora, sua situação será reavaliada pelo Chelsea e um novo empréstimo não está descartado.
Eguinaldo
Vendido pelo Vasco ao Shakhtar Donetsk em julho de 2023, o atacante maranhense teve começo devagar no futebol ucraniano de início, mas logo começou a ser melhor aproveitado. Já mais próximo ao fim da temporada, tornou-se um reserva altamente utilizado.
Foram 21 jogos e quatro gols marcados na temporada 2023/24 pelo Shakhtar, na qual conquistou o doblete nacional: Campeonato Ucraniano e Copa da Ucrânia. Desses quatro gols, dois foram no campeonato nacional, um na Europa League e um na Champions League. A diversidade de competições foi alta.
Marlon Gomes
Companheiro de Eguinaldo em três diferentes estágios da carreira (base do Vasco, profissional do Vasco e profissional do Shakhtar Donetsk), Marlon Gomes divide vestiários com o parceiro em Donetsk. O volante da seleção brasileira sub-20 chegou na segunda metade da temporada, no fim de fevereiro, mas só fez a estreia dele no fim de março, por conta de lesão sofrida.
Marlon Gomes fez cinco partidas vindo do banco antes de ter a sua estreia como titular pelo Shakhtar contra LNZ Cherkasy, pelo Campeonato Ucraniano. Nela, deu uma assistência na vitória por 3 a 0.
Leia mais: Com desfalque e volta, Vasco se prepara para enfrentar Palmeiras
Crias no Estados Unidos
O meia Evander é o principal jogador do Portland Timbers desde a sua chegada ao clube em 2023. Ao todo o cria de São Januário tem 42 jogos, 18 gols e 10 assistências. O bom desempenho rendeu uma especulação para voltar ao Brasil em janeiro para defender o Flamengo. O time norte-americano não abriu mão do seu jogador de maior destaque.
Vendido em 2021 pelo Vasco, o atacante Talles Magno também se tornou uma peça importante do New York City, time do Grupo City. Com 98 jogos, Talles fez 18 gols e deu 11 assistências. Além disso, ele ajudou o time a ganhar a MLS Cup Champion, logo após sua chegada.
O último a desembarcar na liga foi o ponta Gabriel Pec. Após se destacar e fazer sua melhor temporada pelo clube de São Januário, Pec foi vendido ao Los Angeles Galaxy em janeiro de 2024. Em sua curta passagem até aqui, já foram 16 jogos com 4 gols e 4 assistências. O amigo do menino Gui vem conquistado cada vez mais a torcida de Los Angeles.
Douglas Luiz
Convocado para a Copa América e brilhando na Premier League, Douglas Luiz é sem dúvidas o jogador com mais destaque que saiu da base do Vasco no momento. O campeão Olímpico com seleção brasileira, é um dos jogadores favoritos da torcida e do trinador do Aston Villa.
O camisa 6 terminou a temporada com 53 jogos, 10 gols e 10 assistências, tendo o seu principal destaque na competição nacional. DG ajudou o time de Birmingham a se classificar para a UEFA Champions League da próxima temporada.
Por causa do fair-play financeiro da liga, o Aston Villa pode ser obrigado a vender Douglas para evitar punições. O cria da base forte despertou interesse do Arsenal, da Juventus e do Milan.
*Matéria de Eduardo Alves, com colaboração de Gabriel Pieroni