O Fluminense garantiu sua classificação para as oitavas de final da Libertadores como líder do Grupo D, com uma rodada de antecedência. Na quinta-feira (16), no Maracanã, o Tricolor aproveitou a vantagem numérica após a expulsão de Javier Báez no segundo tempo e venceu o Cerro Porteño por 2 a 1, em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos.
Os gols da vitória dos donos da casa foram marcados por Marcelo, com um belo chute de perna direita, e por Ganso, de cabeça. Wílder Viera fez o único gol do time paraguaio.
Assim, o atual campeão da Libertadores atingiu seus objetivos nesta fase de grupos e está garantido no mata-mata. O Fluminense chegou a 11 pontos, tornando-se inatingível pelo vice-líder Colo-Colo, que tem cinco pontos.
Por outro lado, o Cerro Porteño ocupa o terceiro lugar do Grupo D, com os mesmos cinco pontos do Colo-Colo. As duas equipes se enfrentarão na próxima e última rodada, em um jogo decisivo para ambas. Quem vencer o duelo no Paraguai avançará às oitavas de final da Libertadores, enquanto um empate classificará o time chileno.