A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul fez a Presidência da República liberar os recursos das emendas de bancadas e emendas de comissão, que seriam destinados pra projetos e ações do esporte, para o socorro da população do Estado.
O montante total é de R$ 26 milhões, e será destinado às áreas que o Governo do Rio Grande do Sul apontar como prioritárias. O ministro do Esporte, André Fufuca, falou sobre a necessidade de ações para a reconstrução do Estado.
“Estamos pondo em prática o lema do governo do presidente Lula: União e Reconstrução. Por isso, o Ministério do Esporte se une ao esforço coletivo do governo federal e dos parlamentares gaúchos, que liberaram os recursos das emendas de bancadas e emendas de comissão para recuperar os estragos causados pela enchente”, disse o ministro.
Até o momento, os números da tragédia apontam 374 feridos, 128 desaparecidos e 100 mortes, com outras quatro em investigação. Ao todo, 414 dos 497 municípios foram afetados, e o temporal já atingiu cerca de 1,4 milhão pessoas.