A edição de 2024 da CONMEBOL Libertadores trará uma motivação especial para alguns clubes brasileiros: a busca pelo primeiro título de tetracampeonato por um clube do Brasil. Flamengo, Grêmio, São Paulo e Palmeiras, todos com três conquistas na Libertadores, estão no centro das atenções na busca pela “Glória Eterna”, pois têm a oportunidade de se tornarem os primeiros tetracampeões brasileiros do torneio.
O futebol brasileiro tem dominado o cenário da Libertadores nos últimos anos, numa hegemonia que vem desde 2019 na competição, com Flamengo e Palmeiras conquistando 4 dos últimos 5 títulos. Além disso, o Fluminense também alcançou tal feito em 2023, ao vencer o Boca Juniors, deixando o Brasil com 5 títulos nas últimas 5 edições do torneio internacional.
Brasil mais uma vez favorito ao título da Libertadores
O Brasil desponta novamente como o favorito para conquistar o título da Libertadores em 2024. Uma final entre duas equipes brasileiras é uma possibilidade real, já que todas as 7 equipes nacionais estão nos grupos da competição. Vale ressaltar que das últimas 4 finais, 3 foram protagonizadas por times brasileiros.
São Paulo bateu na trave em 2006
A equipe que esteve mais próxima de conquistar um tetracampeonato da Libertadores foi o São Paulo FC. O Tricolor paulista, que se tornou na época o primeiro tricampeão brasileiro, não vence a taça desde 2005. O chegou perto de conquistar o tetra em 2006, quando perdeu a decisão para o Internacional. Depois disso, disputou uma semifinal em 2010 e outra em 2016, parando no meio do caminho.
Finais recentes entre times brasileiros na Libertadores
Em 2020, com a final em formato único, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 no Maracanã. No ano seguinte, em 2021, outra final nacional. O Palmeiras se tornou bicampeão ao derrotar o Flamengo por 2 a 1, no estádio Centenário, em Montevidéu. Na temporada de 2022, foi a vez do Flamengo sair vitorioso, ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0.