A Copa Libertadores da América, torneio de clubes mais prestigiado da América do Sul, testemunha uma era de domínio brasileiro sem precedentes. Com as últimas cinco edições da competição vencidas por clubes do Brasil. Em 2024, o país do futebol busca manter sua supremacia na competição, com sete candidatos ao título.
A fortaleza do futebol brasileiro na Libertadores
Desde 2019, o Brasil tem sido a força dominante na Copa Libertadores, com equipes brasileiras levantando o cobiçado troféu em cinco ocasiões consecutivas. Flamengo e Palmeiras, em particular, emergiram como gigantes continentais, com o Flamengo conquistando os títulos de 2019 e 2022, e o Palmeiras sendo coroado campeão em 2020 e 2021. O Fluminense, ao ganhar a edição de 2023, não apenas continuou a tendência vitoriosa, mas também marcou seu nome na história ao ganhar sua primeira Libertadores.
Candidatos ao título da Libertadores 2024
À medida que a competição de 2024 se desenrola, Flamengo e Palmeiras novamente se posicionam como favoritos, com o Fluminense, detentor do título, e o Atlético-MG ampliando a lista de potenciais candidatos brasileiros à Glória Eterna. Eles enfrentarão a forte concorrência do River Plate da Argentina, entre outros, mas o otimismo é alto para que o futebol brasileiro conquiste seu sexto título consecutivo.
Com um total de sete times representando o Brasil—Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo — a luta pelo troféu promete ser intensa. Eles estarão competindo contra forças de todo o continente, incluindo nomes como San Lorenzo, Alianza Lima, Cerro Porteño e muitos outros, tornando a edição de 2024 uma das mais competitivas até agora.
O futebol brasileiro está no auge de sua supremacia na Copa Libertadores, com suas equipes mostrando uma mistura de técnica, força e paixão que tem sido difícil de superar até mesmo pelos Argentinos. À medida que a edição de 2024 avança, todos os olhos estarão voltados para esses clubes brasileiros enquanto eles buscam estender seu legado e trazer o sexto título seguido da Libertadores para o Brasil.
Resultados dos times brasileiros na primeiras rodadas da Libertadores 2024
A disputa pela Libertadores 2024 já começou, e duas rodadas da fase de grupos da competição já foram concluídas. Veja, abaixo, o desempenho de cada representante brasileiro na briga pela Libertadores 2024.
• Flamengo: com uma vitória e um empate, o Rubro-Negro é o segundo colocado do grupo E, com quatro pontos. Na estreia, o time de Tite empatou com o Millionarios em 1 a 1, jogando na altitude. No Maracanã, o Fla fez valer o fator casa e triunfou por 2 a 0 sobre o Palestino.
• Palmeiras: líder do grupo F, com quatro pontos, o Alviverde também conquistou um empate e uma vitória. A estreia, contra o San Lorenzo, teve o placar de 1 a 1, enquanto o triunfo sobre o Liverpool-URU anotou um 3 a 1 no marcador.
• Fluminense: atual campeão, o tricolor tem os mesmos quatro pontos e lidera o grupo A. Assim como Flamengo e Palmeiras, empatou a primeira partida em 1 a 1 com o Alianza Lima, e venceu o Colo-Colo por 2 a 1, no segundo duelo.
• São Paulo: segundo colocado do grupo B, o Tricolor Paulista tem três pontos na tabela. A equipe perdeu para o Talleres por 2 a 1 na estreia, mas venceu o Cobresal por 2 a 0 no segundo compromisso.
• Grêmio: com duas derrotas em dois jogos, o Tricolor Gaúcho ainda não pontuou na competição. No primeiro jogo, o time perdeu por 2 a 0 para o The Strongest, fora de casa. Dentro de seus domínios, a equipe foi superada pelo Huachipato, pelo mesmo placar.
• Botafogo: assim como o Grêmio, o Botafogo também perdeu as duas partidas que disputou. A primeira derrota foi para o Junior Barranquilla, por 3 a 1, no Nilton Santos. Na altitude de Quito, o Alvinegro foi derrotado pela LDU por 1 a 0.
• Atlético-MG: único brasileiro a vencer os dois jogos, o Galo fez bonito na estreia e aplicou um sonoro 4 a 1 sobre o Caracas, fora de casa. Jogando perto de sua torcida, o time mineiro superou o Rosario Central por 2 a 1.