O Bournemouth já se acertou com o atacante e enviou uma proposta ao Vasco, que faz jogo duro no negócio pela venda de Rayan. Enquanto os clubes tratam das negociações, um time do futebol saudita demonstrou interesse no jogador do Vasco.
Acompanhe o BTB Sports Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O clube inglês vendeu, recentemente, o atacante ganês Semenyou para o Manchester City, por, aproximadamente, 72 milhões de euros. O Bournemouth vê em Rayan, um substituto ideal para Semenyou. Os Cherries (alcunha do time inglês) apostam no desejo do atacante brasileiro como um trunfo.
O Vasco resiste aos avanços da negociação, há um esforço conjunto da diretoria e de Fernando Diniz, para convencer Rayan e seu núcleo a permanecer em São Januário, ao menos, até metade deste ano. O clube carioca entende que pode surgir uma proposta maior do Bournemouth, ou de outro clube da liga inglesa.
O valor da proposta enviada pelo clube inglês é de 35 milhões de euros, entre valores fixos e metas. Segundo o portal ‘GE’, o Bournemouth tenta a resolução do negócio até o fim desta semana e não descarta um plano B, pois a janela de transferências na Inglaterra se encerra no dia 31 deste mês.
O Vasco trabalha para que os valores da negociação aumentem, o clube entende que uma proposta satisfatória deveria partir dos 35 milhões de euros e não ser o valor total da transferência, como está na atual oferta do clube inglês. O Vasco tenta pôr no contrato, uma fatia de mais-valia, pois no mercado inglês o clube vendedor não mantém percentual do jogador. O clube carioca tenta que Rayan e seu estafe abram mão de parte da porcentagem dos direitos econômicos do atleta, segundo Felipe Silva, da ESPN.
O que é mais-valia?
No futebol, a mais-valia trata-se da diferença do valor de venda e o montante desembolsado para a aquisição de um atleta. Clubes que mantêm a mais-valia de um negócio têm direito a um percentual sobre o lucro que o segundo clube obtém em uma nova negociação.
Por exemplo: caso o Vasco venda Rayan ao clube inglês por 35 milhões de euros e no futuro o Bournemouth venda o atacante por 80 milhões, a diferença destes dois valores é a mais-valia da qual o Vasco quer uma porcentagem. Isso também se aplica em casos de amortização na segunda venda, que é um pagamento diluído da compra pela duração de contrato do atleta no novo clube. No futebol europeu a amortização pode ser feita em, no máximo, cinco anos.
Clubes do futebol brasileiro vem adicionando essa condição nas vendas de jovens jogadores, como fez o São Paulo na venda de Antony, em 2020. Ele foi vendido ao Ajax por 15 milhões de euros, depois o clube holandês vendeu o atacante por 100 milhões de euros ao Manchester United. A diferença nos valores dessas vendas foi de 85 milhões, o São Paulo tinha direito a 20% da mais-valia, portanto o clube paulista recebeu 17 milhões de euros.
Interessa saudita
Além do Bournemouth surgiu outro interessado em Rayan. Segundo Bruno Andrade, da ESPN, o Al Hilal, da Arábia Saudita, demonstrou interesse no atacante do Vasco. Não há, no momento, uma proposta do clube saudita para o Cruz-Maltino.
Leia mais: Flamengo negocia com Orlando City jovem promessa da base

0 Comentários