Após a saída de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF, Samir Xaud é o novo presidente da Confederação. O comandante da entidade máxima do futebol brasileiro esteve à frente da Federação Roraimense nos últimos anos e é médico.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Vale lembrar que Samir era o único candidato a disputar o pleito e, sendo assim, venceu por aclamação. Ele conseguiu o apoio de 10 clubes e 25 federações, mas não era unanimidade. Ainda assim, seguindo o estatuto da CBF, outras candidaturas foram inviabilizadas.
O cenário para a eleição era o seguinte: 10 clubes apoiaram Xaud, oito foram contra, mas estiveram presentes na sede da CBF e outros 21 protestaram e não enviaram representantes. Veja as listas abaixo:
Apoiaram: Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco, da Série A, e Amazonas, CRB, Criciúma,Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda;
Não apoiaram, mas estiveram presentes: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória;
Não votaram em protesto: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport;
O Athletic-MG permaneceu neutro.
Samir Xaud discursou na sede da CBF
O novo presidente falou aos jornalistas que estavam presentes na cobertura do pleito. A BTB Sports transmitiu o evento ao vivo através do YouTube.
“Primeiramente, gostaria de agradecer todo o apoio que tenho recebido nessas últimas semanas. Diante desse pleito eleitoral difícil, com muitos ataques à minha pessoa, mas recebi o apoio de muitos daqui, minha família, amigos, presidentes de clubes. Estou aqui para dar meu melhor.” disse em suas primeiras palavras como presidente da CBF.
“Tudo o que eu projeto à frente da CBF, a partir de agora, eu gostaria de compartilhar: Prezados senhoras e senhores, membros desta assembleia, presidentes das federações, representantes dos clubes, vice-presidentes, colaboradores da CBF, FIFA e CONMEBOL, treinadores, atletas, árbitros, jornalistas e toda a torcida brasileira. Gostaria de iniciar agradecendo a meus meus companheiros de chapa, que confiaram a mim esta missão e lideraram este projeto coletivo de renovação. Obrigado pela confiança e boa sorte a todos nós.”
Ele completou dizendo:
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol, nossa gestão — e faço de questão de usar o plural — será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir para o desenvolvimento pleno do nosso esporte. Não cheguei aqui sozinho, afinal, faço parte de um grupo que se uniu em um único propósito: construir uma nova CBF. Moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol. Agradeço o apoio de cada uma das 25 federações e 10 clubes, de início, que aceitaram o diálogo do projeto de renovação e depositaram em mim a confiança para concorrer a presidência. Agradeço ainda a quem se fez presente hoje, no momento mais importante: o pleito eleitoral. A todos aqui presentes, meus sinceros agradecimentos.
“Aproveito a oportunidade para saudar, respeitosamente, o presidente da FPF, sr. Reinaldo Carneiro Bastos. A presença de um candidato qualificado como ele legitimou, ainda mais, esta eleição. A concorrência entre ideias e visões distintas é o que torna o processo eleitoral legítimo. Encerrada as disputas nas urnas, é tempo de união em prol de uma nova CBF”.
Leia mais: Após título, Napoli se aproxima de acerto com De Bruyne
0 Comentários