A justiça do Rio, na figura do desembargador Gabriel Zéfiro, destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. De acordo com a decisão, uma nova eleição deverá acontecer ‘o mais rápido possível’.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Quem assume o comando da federação como interventor é Fernando Sarney, um dos vice-presidentes. Cabe a ele organizar e mediar o novo pleito para definir quem estará à frente da entidade.
O retorno do caso aos tribunais do Rio de Janeiro foi uma decisão de Gilmar Mendes, ministro do STF. Ele havia negado o afastamento imediato no começo do mês, mas determinou uma apuração das petições através do TJ-RJ. Sendo assim, a decisão de Gabriel Zéfiro sobre as possíveis irregularidades da CBF saiu nesta quinta.
O imbróglio na justiça ganhou força após denúncias de que a assinatura de Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, havia sido falsificada em um acordo no começo do ano. Laudos de perícia indicaram que, de fato, existiam indícios de que ela não era verdadeira. Por conta disso, Fernando Sarney, que se torna interventor, e Daniela do Waguinho, do União Brasil, fizeram o pedido.
Tal acordo impediu que Ednaldo deixasse o comando da CBF, dando validade ao pleito que reelegeu o presidente há pouco tempo. O documento contava com a assinatura de cinco dirigentes, mas entrou em suspeita com a falsificação.
Este não é o primeiro afastamento de Ednaldo, afinal, o mesmo aconteceu em dezembro de 2023. Na ocasião, ele deixou o comando mas retornou um mês depois por decisão do próprio Gilmar Mendes.
Leia mais: Taiwo Awoniyi, do Nottingham Forest, fica em coma induzido após cirurgia por ruptura intestinal
0 Comentários