Médicos de Maradona são processados por negligência médica e vão a julgamento

1 min


0
Share via
Médicos de Maradona são processados por negligência médica e vão a julgamento
Diego Maradona, o falecido craque argentino. Foto: Getty Images.
Diego Maradona, o falecido craque argentino. Foto: Getty Images.

As audiências que irão definir o futuro de sete dos oito profissionais apontados como negligentes no falecimento de Diego Maradona começaram nesta terça-feira (11), em Buenos Aires. O caso é visto como “homicídio com possível intenção” pela Justiça da Argentina, crime que prevê penas de oito a 25 anos de prisão.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads

Aos 60 anos, Diego Maradona faleceu no dia 25 de novembro de 2020, em Tigre, Buenos Aires. Sua autópsia revelou um “edema pulmonar agudo, secundário à insuficiência cardíaca crônica exacerbada”. A lenda do futebol estava se recuperando em casa de uma cirurgia para a remoção de um coágulo sanguíneo, resultado de um acidente doméstico.

Em abril de 2023, a Justiça da Argentina decidiu levar a julgamento os profissionais responsáveis por Maradona. A Câmara de Apelações e Garantias de San Isidro afirmou, em documento, que o grupo “incorreu em ações e omissões defeituosas, determinantes para o resultado da morte agora imputada”. A partir de um relatório de uma junta médica, foi apontado que o ex-jogador foi “abandonado à própria sorte”, recebendo “tratamento inadequado, deficiente e imprudente”.

No caso da morte de Maradona, oito profissionais da saúde se tornaram réus. São eles: o neurocirurgião Leopoldo Luque; a psiquiatra Agustina Cosachov; o psicólogo Carlos Díaz; a médica responsável pela coordenação dos cuidados domiciliares, Nancy Forlini; o coordenador de enfermagem Mariano Perroni; o enfermeiro Ricardo Omar Almirón; a enfermeira Dahiana Gisela Madrid; e o médico clínico Pedro Di Spagna.

O julgamento acontece em San Isidro, na região metropolitana da capital argentina. Mais de 100 testemunhas são esperadas para depor, entre elas parentes, amigos, jornalistas, funcionários e médicos que cuidaram do ídolo argentino ao longo dos anos. A expectativa é de que as audiências durem até julho.

Dahiana Gisela Madrid, oitava ré no caso de Maradona, pediu para ser julgada individualmente. Ela teve a primeira audiência preliminar em outubro do ano passado, mas ainda aguarda a sentença do júri. Os réus afirmam não ser responsáveis pela morte do astro.

Leia mais: Vasco tem interesse em Max, destaque do Sampaio Corrêa


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0
Share via
Médicos de Maradona são processados por negligência médica e vão a julgamento
Vinícius Araujo

Vinícius Araujo

Estudante de Jornalismo na UFRJ e cofundador do Futebol Periférico, projeto dedicado à cobertura do futebol carioca. Não há nada melhor do que falar sobre o que gostamos!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha Um Formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
As Listículas Clássicas Da Internet
Contagem regressiva
As Contagens Regressivas Clássicas Da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote no Melhor Envio
Lista Ranqueada
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube e Vimeo incorporam
Audio
Incorporações Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF