O Flamengo divulgou nesta sexta-feira (10) a lista de jogadores relacionados para a pré-temporada nos Estados Unidos, mas três atletas importantes não embarcarão com o elenco: Pedro, Everton Cebolinha e Matías Viña, que ainda se recuperam de lesões.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Os três jogadores ficarão no Rio de Janeiro, onde continuarão seus tratamentos intensivos. Fábio Marcelo, fisioterapeuta do clube, deu detalhes sobre a situação de cada um deles.
Pedro e Everton Cebolinha estão em fase de recuperação, com trabalhos no campo e na quadra de areia, mas ainda com algumas limitações.
Já Matías Viña está em estágio mais inicial, sem poder acompanhar os demais nos treinos de campo, e segue em recuperação mais intensiva.
“Esses atletas ainda necessitam de cuidados fisioterapêuticos específicos. Eles ficarão em tratamento integral durante o período em que a equipe principal estará viajando para que possamos adaptar os tratamentos ao longo do tempo e permitir que eles evoluam individualmente de maneira segura e eficaz”, explicou Fábio Marcelo, em entrevista à FlaTV.
O fisioterapeuta também falou sobre o progresso dos jogadores: “Observamos que esses atletas precisam de ajustes e estamos fazendo isso agora. Acredito que teremos bons resultados com a evolução que já vimos nestes dois primeiros dias de tratamento.”
As Lesões
Pedro sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em setembro de 2024 durante um treinamento com a Seleção Brasileira. Sua previsão de retorno aos gramados é entre abril e maio deste ano.
Por sua vez, Everton Cebolinha, que sofreu uma lesão no tendão de Aquiles em agosto, está em uma fase mais avançada de recuperação e tem boas chances de jogar no Campeonato Carioca.
Matías Viña, com a lesão mais grave, também está afastado desde agosto, com um rompimento do ligamento cruzado anterior e comprometimento do menisco do joelho direito. O lateral uruguaio tem previsão de retorno entre junho e agosto, o que significa que ele provavelmente ficará fora do Mundial de Clubes, que ocorrerá no meio do ano.
“Estamos tratando cada um dos atletas de acordo com sua fase de recuperação. Pedro e Everton já fazem trabalhos no campo e na areia, enquanto o Viña continuará o fortalecimento muscular até que esteja em condições de avançar para o campo de areia e, eventualmente, para a grama”, detalhou Fábio Marcelo.
Arrascaeta
Apesar de ter jogado com limitações no fim da última temporada devido a problemas no joelho, Arrascaeta não é uma preocupação para o início de 2025. O meia passou por uma artroscopia após o título da Copa do Brasil e seguirá em processo de recuperação. “O Arrascaeta está em boas condições e viajará com o time para os Estados Unidos. Lá, ele continuará a recuperação física e melhorará gradativamente”, garantiu o fisioterapeuta.
Embarque para os EUA
A delegação do Flamengo embarca para os Estados Unidos na madrugada de sexta para sábado (11). O Rubro-Negro fará seu primeiro amistoso contra o São Paulo no dia 19 de janeiro. Um grupo alternativo ficará no Brasil para disputar o Campeonato Carioca.
Leia mais: Flamengo confirma venda de Fabrício Bruno para o Cruzeiro