Marcelo Teixeira, atual presidente do Santos, revelou detalhes sobre o andamento do processo de negociação com Neymar no Peixe. Em entrevista ao “ge”, Teixeira também comentou sobre diversos temas importantes do clube, como a nova arena e o caso Robinho, entre outros assuntos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A equipe santista segue sem contratar nenhum jogador nesta janela. Entre todos os nomes especulados, um ganha o coração da torcida: Neymar. Após o surgimento de rumores de que o brasileiro poderia rescindir seu vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o nome do atacante ganhou força no Santos. Marcelo falou sobre a dificuldade de trazer um atleta desse nível no momento.
“Para 2025, quando você cria uma expectativa de uma formação do grupo, vai criar quando você cita o Neymar. Eu nunca disse que vamos contratar o Neymar. Eu disse que acompanhamos o processo relacionado ao Neymar. Se existir algum tipo de dificuldade, do clube que está com o contrato em vigência e haja um acordo entre clube árabe e o staff e o contrato de jogador, o Santos pode se manifestar. Está pronto o projeto para o Neymar. Pronto dentro do quê? Dentro daquilo que é pertinente.”
O presidente santista completou comparando a situação do craque com a de Gabigol, ex-Santos.
“Como o Gabriel. O Santos tem condições de pagar o Neymar ou o Gabriel? Lógico que não. O orçamento está ali. (…) Eles têm conhecimento, estão com a proposta em mãos, para ser decidida. Talvez, não sei se chegamos mais cedo, chegamos mais tarde, não importa. O Santos fez a sua situação inerente à formação de um grupo.”
Durante a entrevista, Marcelo Teixeira foi questionado sobre como o clube lida com a questão de Robinho. Ídolo do Santos com passagens por Seleção Brasileira, Atlético, Real Madrid, Manchester City e Milan, o brasileiro foi condenado por estupro em todas as instâncias da justiça italiana. O ex-jogador da Seleção Brasileira está preso no interior de São Paulo desde o dia 22 de março, cumprindo condenação a 9 anos de prisão por estupro coletivo cometido na Itália, em 2013.
“Lida muito bem. É a história. A história esportiva, ela não é apagada. Se você for lá mostrar quem fez o gol de 2002, do terceiro gol, quem foi? Foi o Léo. Quem fez a jogada do gol do Léo? O Robinho. Você não pode pegar essa imagem, tirar o Robinho e dizer: ‘não, você não participou desse momento’. Ele participou desse momento, faz parte dessa história, tem a importância dele. Os dois meninos, o pretinho e o branquinho, Robinho e Diego, eles marcaram a geração do futebol brasileiro. O Santos ganhou adeptos de torcidas graças aos dois, com aquela irreverência, com aquela linguagem, a maneira deles, o menino e a menina se identificaram com os dois. Então, o Robinho tem uma história esportiva no Santos Futebol Clube. Está lá registrado no memorial como uma das maiores conquistas em termos nacionais. Ponto.”
Entre muitos assuntos, o presidente também atualizou em que ponto está a situação da reforma da Vila Belmiro, que daria lugar a uma moderna arena.
“São cinco anos de conversa com a WTorre. Nós estamos há um ano e pretendo que não passe desse. Existiu um memorando de intenções. Ele tinha que ter previsto algo como: onde você colocará o sócio dono da cadeira cativa? Que direito esse sócio terá no novo estádio? Ele comprará? Ele não comprará? No modelo anterior, este proprietário de cadeira cativa tinha que adquirir uma cadeira cativa. Nós não poderíamos permitir que isso acontecesse, porque ele já tem, por direito. Este é um pequeno exemplo dentre outros tantos que nós discutimos até chegar a uma conclusão. O Santos tinha possibilidades de não ter aporte financeiro. Hoje, pode ter o aporte financeiro e, com esse aporte, diminuir o prazo de duração da parceria ou até manter e ter resultados melhores diante do novo estádio. Várias situações: onde ficará o posicionamento dos possíveis proprietários de cadeiras especiais? Tudo foi sendo detalhado. Para que isso seja detalhado, nós temos agora os escritórios (de advocacia) que estão fazendo aquilo que está acertado seja colocado no papel, aí se transforma num contrato.”
Agora, o Santos planeja seu elenco para 2025 juntamente com Pedro Caixinha, novo treinador da equipe para a próxima temporada.
Leia mais: Pedro Caixinha será novo técnico do Santos