Fifa revela as datas oficiais da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

Também foi anunciadas a distribuição de vagas entre as confederações

A Fifa divulgou as datas da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil. O torneio acontecerá de 24 de junho a 25 de julho. A definição foi comunicada após o conselho técnico da entidade realizado na última terça-feira (10), em Zurique, na Suíça.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, comemorou a realização do evento e afirmou que o campeonato será importante não só para a América do Sul, mas também para o Brasil.

“A Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027 – e por todos os jogos que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027. Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, levando o futebol feminino para o próximo nível em termos de participação e popularidade.”

Ainda não foram decididas as cidades-sedes pela Fifa. Recentemente, representantes da entidade organizaram uma rodada de inspeção nas candidatas a receber jogos no Brasil. Uma equipe técnica inspecionou 12 cidades para avaliar estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica. As regiões inspecionadas foram: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Apesar de já ter avançado algumas etapas, a divulgação só vai acontecer no início do próximo ano. O planejamento da Fifa é que haja de 8 a 10 cidades com jogos do Mundial em 2027. Essa atitude tem o propósito de montar uma competição mais curta e com menos sedes do que a Copa do Mundo masculina de 2014, que teve 12.

Também foi revelado pela Fifa o molde da classificatória para a disputa, que contará com 32 seleções. Por ser o país sede, o Brasil já está classificado automaticamente e não precisa lutar por uma vaga. No geral, a Conmebol terá três lugares além da seleção brasileira.

A Uefa contará com 11 vagas para as seleções europeias, a Concacaf terá 4 vagas diretas, assim como a Confederação Africana de Futebol (CAF). Já a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) terá uma vaga, enquanto a Confederação Asiática de Futebol (AFC), seis.

As outras três posições restantes serão definidas por um campeonato eliminatório com 10 equipes participantes. A primeira fase deste torneio acontecerá entre novembro e dezembro de 2026 em um local centralizado, com seis seleções classificadas conforme o último Ranking Mundial Feminino da FIFA antes do sorteio das eliminatórias.

As duas melhores equipes se classificam para a parte final desta eliminatória, que acontecerá em fevereiro de 2027. Nesta data, estas duas equipes enfrentarão duas seleções da Concacaf, uma da CONMEBOL e outra da UEFA.

Leia mais: Gatito recebe proposta do Botafogo e deve renovar contrato

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img