O Bahia venceu o Atlético-GO por 2 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro e garantiu sua volta à Copa Libertadores após 35 anos. Além disso, a classificação do Tricolor Baiano, ao lado do Fortaleza, marcou a primeira vez na história com duas equipes nordestinas na mesma edição da competição.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O time comandado pelo técnico Rogério Ceni ficou em oitavo lugar na tabela do Brasileirão e disputará a fase preliminar da Libertadores em 2025. Com participações em 1960, 1964 e 1989, o clube alcança sua quarta presença na competição. Já o Laion terminou na terceira colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da próxima temporada e marcando sua terceira participação no torneio.
O Esquadrão foi a primeira equipe brasileira a disputar uma Libertadores, em 1960, após conquistar a Taça Brasil no ano anterior. Naquela edição, o Bahia foi eliminado pelo San Lorenzo na primeira fase da competição, equivalente às semifinais. O time perdeu o confronto de ida, na Argentina, por 3 a 0, e venceu na Fonte Nova, em Salvador, por 3 a 2.
Quatro anos depois, o Tricolor de Aço conseguiu se classificar para a Libertadores ao ser vice-campeão brasileiro de 1963, mas não avançou para a fase de grupos do torneio. Na ocasião, a equipe baiana foi eliminada pelo Deportivo Italia, com um empate de 0 a 0 e uma derrota por 2 a 1, em duas partidas disputadas na Venezuela.
A melhor campanha do Bahia na Libertadores foi em 1989. O campeão brasileiro de 1988 liderou seu grupo na fase preliminar, somando 10 pontos, com quatro vitórias e dois empates. O Tricolor eliminou o Universitario nas oitavas de final com um placar agregado de 3 a 2, mas foi derrotado pelo Internacional nas quartas de final, após perder por 1 a 0 em Porto Alegre e empatar por 0 a 0 na Fonte Nova.
Outros dois times que representaram o Nordeste na Copa Libertadores foram o Sport, em 1988 e 2009, e o Náutico, em 1968.
Leia mais: Atlético-MG vence e sela rebaixamento do Athletico-PR