Após o Santos vencer a competição, Mirassol, Sport e Ceará garantiram o acesso para a elite do futebol brasileiro em uma reta final emocionante da Série B, que terminou neste domingo (24). O rebaixamento ficou na conta de Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani, que já haviam perdido as chances de permanecer na divisão em rodadas anteriores.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Apesar de o Peixe ter conquistado o título da Segunda Divisão, tornou-se o campeão com pior aproveitamento da história da competição desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado em pontos corridos. A equipe santista sofreu 10 derrotas, conquistou 20 vitórias e 8 empates, somando 68 pontos na temporada.
O artilheiro do torneio foi Erick Pulga, do Ceará, um dos times que subiram para a Primeira Divisão. Contratado pelo clube em 2023 ainda como promessa, o atacante brilhou nesta temporada, marcando 13 gols com a camisa alvinegra.
“A última entrevista que eu dei, falei que ia sair daqui com o acesso. O mérito é de todo o grupo. Não é só porque eu faço gol e sou o artilheiro da competição, eles são merecedores. De dez jogos, a gente tinha que ganhar nove. Ganhamos oito. E conseguimos o acesso maravilhoso. Estou muito feliz e orgulhoso.”
Nas assistências, o destaque foi Lucas Lima, com 10 passes para gol. Emprestado pelo Santos ao Sport, o meia foi um dos protagonistas do torneio e teve impacto direto no jogo da classificação de sua equipe, justamente contra o clube de origem. O contrato de empréstimo previa o pagamento de uma multa de R$ 500 mil para que ele pudesse atuar nessa partida. O atleta não só jogou como também marcou os dois gols da vitória do Sport por 2 a 1 no Estádio Ilha do Retiro.
Vale destacar a possibilidade de haver cinco representantes do Nordeste na Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, caso o Vitória confirme sua permanência na elite. Com a subida de Sport e Ceará, os nordestinos já garantidos na próxima edição são Fortaleza e Bahia.
Outro time que chegou perto de conquistar o acesso foi o Novorizontino, mas a derrota para o Goiás fora de casa deixou a equipe na quinta posição pelo segundo ano consecutivo.
Leia mais: Palmeiras e Botafogo duelam pela “final” do Brasileirão