A Conmebol anunciou que o árbitro argentino Facundo Tello será o responsável por comandar a grande final da Copa Libertadores 2024 entre Botafogo e Atlético-MG, marcada para o dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Facundo Tello, de 41 anos, tem experiência em jogos decisivos e já atuou em partidas de ambos os finalistas nesta edição da Libertadores. Ele apitou o empate por 2 a 2 entre Botafogo e Palmeiras, no Allianz Parque, pelas oitavas de final. Na ocasião, o árbitro foi elogiado pela correta anulação de um gol de Gustavo Gómez, do Palmeiras, por toque no braço.
Por outro lado, o Atlético-MG também teve contato com o argentino durante a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final. Facundo Tello também esteve em campo no empate sem gols entre Peñarol e Flamengo, em Montevidéu, que garantiu a classificação dos uruguaios às semifinais.
Equipe de arbitragem completa
A equipe de arbitragem será composta majoritariamente por argentinos, mantendo a coerência com a nacionalidade do árbitro principal. Confira os escalados:
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- Assistente 1: Ezequiel Brailovsky (ARG)
- Assistente 2: Gabriel Chade (ARG)
- 4º Árbitro: Yael Falcón (ARG)
- 5º Árbitro: Cristian Navarro (ARG)
- VAR: Mauro Vigliano (ARG)
- AVAR 1: Christian Lescano (EQU)
- AVAR 2: Carlos Orbe (EQU)
- AVAR 3: Hernan Mastrangelo (ARG)
A escolha reflete a confiança da Conmebol em árbitros com experiência na competição para conduzir uma partida tão importante.
Leia mais: Barboza banca ida de 70 familiares à final da Libertadores