Nessa quinta-feira (15), o Flamengo chega a 129 anos de existência. O clube, que é sediado no Rio de Janeiro, celebra sua rica história, recheada de conquistas de títulos, impacto cultural e apoio incondicional de sua torcida.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O rubro-negro celebra seu aniversário vindo de uma recente conquista de Copa do Brasil, a quinta em sua história. A equipe é, empatado com o Grêmio, o segundo time a mais vezes vencer a competição, com cinco conquistas. Cruzeiro, com seis, lidera o âmbito.
No Campeonato Brasileiro, o clube também é um dos maiores campeões. O Flamengo conquistou a competição em sete oportunidades. É, empatado com o Corinthians, o terceiro clube a mais vezes ter conquistado o torneio, com sete conquistas. Santos, com 8 e Palmeiras, com 12, lideram o âmbito.
Já na atmosfera internacional, o Flamengo é um dos clubes mais bem sucedidos do Brasil e da América do Sul. São três Libertadores conquistadas, além de uma Copa Intercontinental em 1981, uma Copa Mercosul em 1999 e uma Recopa Sul-Americana em 2020.
Não menos relevante, o time também é bi-campeão da Supercopa do Brasil, com conquistas em 2020 e 2021.
Na atmosfera estadual, a hegemonia histórica do rubro-negro é ainda mais notável. O Flamengo é o maior campeão do Campeonato Carioca com 38 conquistas. É o atual campeão, superando o Nova Iguaçu na final.
Ao todo, são 74 títulos oficiais, que representam o quão vencedora é a equipe dentro das quatro linhas. Fora delas, também é vitorioso, construindo uma cultura de conexão com o grande povo e com as classes menos abastadas da sociedade, gerando sentimento de pertencimento.
Além das taças, o Flamengo é conhecido pelos seus ídolos, que personificam, para muitos, a paixão pelo futebol. Alguns nomes notórios são Zico, Nunes, Júnior, Adílio, Leandro, Zizinho e até mesmo alguns de eras mais recentes, como Júlio César, Petkovic, Adriano Imperador, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Definitivamente, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial.
Leia mais: Alex Telles e Dodô são convocados pela Seleção Brasileira