CBF deverá fazer alteração importante no calendário para 2025

Estadual pode ter início na primeira semana de janeiro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou uma reunião terça-feira passada (5) para apresentar as datas das janelas de transferências do ano que vem.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads.

Pensando na temporada de 2025, um fato causa preocupação entre os torcedores e a CBF. Com o Super Mundial de Clubes da FIFA ocorrendo na metade do ano, nos Estados Unidos, o Brasileirão precisará ser paralisado ou os times que disputam o torneio terão seus jogos adiados.

Diante disso, de acordo com o portal “Uol”, a entidade tem um plano que pode ser colocado em prática. O calendário do futebol nacional deve ser alterado, com todo o Campeonato Brasileiro sendo paralisado durante o Mundial.

Desta forma, o início dos estaduais poderá ser adiantado para a primeira semana do ano, nos dias 7 e 8 de janeiro. Em 2024 se iniciou somente no dia 21. Além disso, como os estaduais não terão datas reduzidas, o Brasileirão também começará após o término do estadual, em março, e se encerrando somente em dezembro.

O modelo adiante o campeonato nacional também em três semanas. Se começou em abril nesta temporada, a ideia da CBF é que inicie do meio para o fim de março em 2025. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL“.

Assim, a entidade entende que conseguirá paralisar o Brasileirão durante toda a disputa do Super Mundial de Clubes, que será entre 15 de junho a 13 de julho. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG vão participar da competição. A FIFA deseja os clubes presentes no local da estreia com ao menos três dias de antecedência.

Considerando o calendário de 2024, o período de quase um mês corresponderia a oito rodadas de Campeonato Brasileiro. Além disso, a proposta é que o torneio não tenha jogos durante as Datas FIFA do próximo ano, que serão cinco:

  • 17 a 25 de março – Eliminatórias
  • 2 a 10 de junho – Eliminatórias
  • 1 a 9 de setembro – Eliminatórias
  • 6 a 14 de outubro – Amistosos
  • 10 a 18 de novembro – Amistosos

O resultado será o Brasileirão se estender por dezembro para repor as datas da paralisação do Mundial. Essa formulação de calendário pode ser um modelo a ser seguido também nos anos seguintes.

Aprovação dos clubes

Este plano da CBF, inclusive, já teria sido aprovado pela maioria da Comissão Nacional dos Clubes, Para que a alteração seja oficializada, resta agora um retorno positivo por parte das federações estaduais.

A alteração também deve impactar nas férias dos jogadores. O calendário deste ano termina em 8 de dezembro, e os clubes conseguirão dar um mês de férias para os atletas. Contudo, a partir da próxima temporada, podem ser divididas.

Leia mais: Santos vê oportunidade de repatriar Neymar em janeiro

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img