Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva vive término de temporada com a incerteza de ser ou não efetivado como comandante da equipe principal cruzmaltina. No entanto, conforme apuração do ‘Globo Esporte’, o técnico é bem quisto internamente e deve ter sua permanência selada para 2025.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O técnico já acumula 32 partidas pela equipe principal do Vasco. Ele assumiu o comando da mesma por duas vezes. A primeira, em maio, após a saída de Ramón Díaz. A segunda, em junho, após a saída de Álvaro Pacheco.
Desde então, o treinador vem acumulando boas impressões pelo clube. Sob sua tutela, a equipe avançou das oitavas de final às semifinais da Copa do Brasil, conquistando avanço inédito há 13 anos para o clube na competição.
No Campeonato Brasileiro, tirou a equipe da rota de briga contra o rebaixamento e conseguiu fazê-la almejar uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, objetivo que segue vivo até o momento.
Uma característica positiva tem sido o aproveitamento de atletas da base. Nomes como Lyncon, Rayan, Estrella, GB, Leandrinho e Lucas Eduardo foram utilizados com certa frequência pelo treinador desde que este se tornou comandante da equipe técnica do time principal.
O técnico é bem avaliado internamente, seja por diretoria ou pelo elenco, que o vê como um bom líder e alguém preparado para o desafio de assumir a equipe de forma definitiva.
Perguntado em julho sobre a efetivação ou não de Rafael Paiva, o presidente Pedrinho despistou de uma posição definitiva mas deixou subentendido que há a confiança no trabalho do técnico.
“As pessoas precisam ouvir uma posição (sobre treinador). A gente acompanha o dia a dia. Paralelo a isso, temos entrevistas com alguns treinadores, mas eu também acompanho o dia a dia do Paiva e a evolução que a gente tem. Tivemos uma evolução nítida de comportamento, eu não preciso usar uma palavra efetivado para, daqui a pouco, termos um desequilíbrio dentro do campeonato. Eu tenho muita tranquilidade para avaliar as melhores decisões.”
A efetivação do técnico será discutida ao final do atual Campeonato Brasileiro pela diretoria do Vasco. Entende-se, internamente, que não há pressa para um veredito sob o comando técnico da equipe para o próximo ano.
Leia mais: Dono de León e Pachuca precisará decidir qual dos times jogará o Mundial