A Conmebol negou qualquer intenção de impedir ou limitar a presença dos torcedores do Botafogo na partida contra o Peñarol, que acontecerá nesta quarta, 30, no Estádio Campeón del Siglo, pela semifinal da Libertadores. Esta informação foi divulgada pelo “Lance!”.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Na tarde desta segunda (28), meios de comunicação uruguaios reportaram que os torcedores alvinegros estariam proibidos de adentrar no estádio após a declaração do Ministério do Interior do Uruguai sobre preocupações com a segurança dos brasileiros, decorrente dos acontecimentos no Rio de Janeiro na semana anterior.
Ainda de acordo com o “Lance!”, O Peñarol pode ser excluído da Conmebol Libertadores caso tenha restrição de entrada para a torcida visitante.
O clube uruguaio já quis fazer a mesma coisa no jogo contra o Rosario Central, da Argentina, mas a Conmebol os ameaçou com um aviso de exclusão da competição continental caso mantivessem a decisão. Naquela ocasião, o clube retirou rapidamente a proibição.
Ministério do interior desvonversa
Mesmo com o depoimento da Conmebol, o Ministério do Interior do Uruguai anuncia proibição da torcida visitante para o jogo da Libertadores.
Em nota, o Ministério fala que por conta dos acontecimentos que ocorreram no Rio, criou-se um clima hostil e perigoso para a torcida botafoguense que vai ao estádio.
“Queremos informar que o encontro do dia 30 de outubro de 2024 às 21h30 no Estádio “Campeão do Século” de Montevidéu, entre o Club Atlético Peñarol e o Botafogo de Futebol e Regatas, no âmbito das semifinais da Copa CONMEBOL Libertadores 2024, será disputado apenas com público da parcialidade local, ou seja, parciais do Club Atlético Peñarol.
Esta decisão responde à análise da Polícia Nacional, após os fatos de violência ocorridos na cidade do Rio de Janeiro antes da semifinal de ida, disputada em 23 de outubro do atual naquela cidade, que são de conhecimento público.
Através do Estado-Maior, da Direção Geral de Segurança no Esporte e dos serviços de inteligência, foram realizadas tarefas de investigação e uma análise exaustiva por meio de tarefas de campo e redes, em relação à segurança para o segundo encontro a ser disputado na referida instância da semifinal
Os eventos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro desencadearam uma série de eventos que aumentam o clima hostil, que não fazem mais do que evidenciar o alto risco que representa a disputa do referido encontro esportivo com ambas as parcialidades.
Solicita-se que os procedimentos pertinentes sejam utizados perante a Confederação.”
A imprensa no Uruguai tem insistido que os torcedores do Peñarol sofreram com a atuação da polícia brasileira no Rio de Janeiro, após tumultos na região do Recreio dos Bandeirantes. O episódio resultou em quiosques vandalizados, motos incendiadas e outros danos a veículos, além de relatos de roubos, furtos e atos de racismo. Vinte e um uruguaios ainda estão detidos.
O Botafogo goleou o Peñarol por 5 a 0 no primeiro jogo das semifinais da Libertadores, no Estádio Nilton Santos. Com isso, o Glorioso pode perder por até quatro gols e diferença que estará na final da competição continental.
Leia mais: Philippe Coutinho desfalcará o Vasco diante do Bahia