O Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0 e saiu na vantagem no confronto de semifinal da Copa Libertadores. Os gols foram marcados por Savarino (2), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A partida foi disputada no estádio Nilton Santos e o resultado dela parece definir, mesmo que virtualmente, a ida inédita do Botafogo à final da Libertadores. É importante destacar que trata-se do retorno do clube à penúltima fase decisiva da competição após 51 anos.
A partida pode ser dividida em dois recortes bem distintos, a primeira etapa do jogo e a segunda etapa. Na primeira, o Botafogo produziu abaixo daquilo que se espera da equipe pelo que fez até aqui no ano, condicionando um Peñarol mais firme nas subidas ao ataque e até criando finalizações a gol.
Na segunda, o Botafogo retoma o controle do jogo de forma plena e chega a marcar três gols num recorte de 15 minutos, fazendo valer o seu favoritismo no confronto.
O primeiro desses gols foi marcado por Savarino, que aproveitou boa chance criada por Luiz Henrique para finalizar com categoria ao fundo das redes uruguaias.
Apenas quatro minutos depois, Barboza aproveitou cabeceio fraco de Bastos para concluir jogada de escanteio e ampliar o placar.
Mais quatro minutos depois, Savarino teve uma boa chance criada por Vitinho, lateral alvinegro, e finalizou de primeira, contando com falha do goleiro adversário para transformar o placar em goleada.
O Botafogo seguiria criando bastante, mas teria um intervalo maior até o quarto gol. Já nos 25 minutos finais de partida, Luiz Henrique teve boa bola enfiada por Igor Jesus e encobriu o goleiro adversário.
Quatro minutos depois, saiu o quinto gol alvinegro, quando Igor Jesus aproveitou rebote de seu próprio chute para cabecear ao fundo das redes.
Foi o primeiro gol de Barboza com a camisa do Botafogo. O zagueiro havia chegado a marcar na última partida, contra o Criciúma, porém o lance seria posteriormente anulado por análise do VAR.
Agora, o Botafogo se prepara para, antes de visitar o Peñarol no Uruguai, enfrentar o Red Bull Bragantino fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. O duelo será no próximo sábado (26).