Os torcedores do Peñarol, equipe uruguaia que irá jogar logo mais uma partida de semifinal da Conmebol Libertadores contra o Botafogo, fizeram uma grande confusão no calçadão da praia do Recreio dos Bandeirantes.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O Botafogo irá receber o Penãrol hoje à noite, no Estádio Nilton Santos, em uma partida muito importante para ambas as equipes, que buscam chegar a finalíssima, que será na Argentina, dia 31 de novembro, no estádio Monumental, do River Plate.
Como tudo começou…
Como o jogo é hoje, diversos ônibus de viajem chegaram ao Rio esta manhã, vindos diretamente do Uruguai, e alguns deles pararam na praia na Praia do Pontal, na Zona Oeste do Rio. Como fez um lindo dia, com bastante sol e calor, os uruguaios aproveitaram e ficaram pela praia, até que começaram as confusões.
De acordo com a “TV Globo”, tiveram relatos de assaltos a pessoas e a estabelecimentos comerciais por parte dos torcedores uruguaios. Um indivíduo foi detido pela polícia por roubo, e alguns quiosques da Praia do Recreio foram saqueados por torcedores. Imagens também mostram como ficaram o quiosque que foi atacado. Câmeras de um quiosque da praia registrou o momento em que um torcedor saqueou um celular.
Via TV Globo
Além disso, os torcedores também tiveram confusão com vendedores ambulantes, e partindo para a briga com eles. Todos com pedaços de pau e pedras nas mãos, causando um terror na zona de praia.
Via TV Globo
Chegada da PM
Com a presença da polícia militar do Rio de Janeiro, as ações dos “torcedores” ainda pioraram. A PM tentava baixar os ânimos da organizada, mas tiveram que usar tiros de borracha e granadas para dispersar a multidão.
Mas não adiantou, fazendo com o que continuassem em conflito com a polícia. Eles também atearam fogo em motos de pessoas que estavam na praia e que não tinham nada haver com a situação. As motocicletas estavam estacionadas em frente ao posto 12 no Recreio.
Via TV Globo
Os civis, ambulantes e pessoas que estavam acompanhando a situação, se mobilizaram para destuir um dos ônibus da torcida uruguaia. Roubaram pertences que estavam no bagageiro e depois atearam fogo no ônibus de turismo.
Via TV Globo
Depois de uma hora…
Depois de mais de uma hora de confronto, a polícia militar do Rio de Janeiro começou a controlar a situação com os uruguaios. A polícia acionou o Batalhão de Choque para reforçar a segurança na região.
Via TV Globo
Devido aos tumultos, a polícia precisou interromper parte do tráfego na área. Cerca de 200 pessoas foram pegas nesse conflito, mas apenas um torcedor foi à delegacia por conta do roubo de celular.
O trânsito da Avenida Lúcio Costa precisou ser interditado momentaneamente por segurança. Quando era por volta das 13h15, o Batalhão de Choque chegou e tentou cercar os vândalos. Cinco minutos depois, às 13h20, o grupo foi rendido e obrigado a sentar no chão. Uma arma foi aprendida.
Ainda de acordo com a TV Globo, os torcedores entraram em confronto com torcedores do Flamengo, último adversário do Peñarol na Libertadores.
Apesar do jogo de hoje à noite, a confusão não era com torcedores do Botafogo.
Não irão ao Nilton Santos
Depois de toda a situação, o governador Cláudio Castro lançou um depoimento sobre ação da PM e confirmou que todos os torcedores que estavam presentes na confusão, iriam ter escolta para fora do Rio de Janeiro.
Com isso, eles não poderão ir ao jogo contra o Botafogo.
Nota
“O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos.
Estamos atuando na região do Recreio com o 31° BPM, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão e o Batalhão de Policiamento em Estádio.
Futebol é um esporte de festa e união. Não vamos permitir que esses marginais venham atrapalhar o dia a dia da população com ações de selvageria e vandalismo. Cenas como estas não podem se repetir.”
Nota do Botafogo
Em meio a tudo isso, o Glorioso também abriu a boca e pediu atenção aos torcedores, para não se envolverem em confusão de torcidas e manter a calma para o jogo, um dos mais importantes da história do clube.
Caso Varela
O lateral direito do Flamengo, Varela, foi encontrado na Praia do Recreio. O atleta foi flagrado sendo abordado por policiais, próximo ao seu carro. Torcedores rubro-negros, nas redes sociais, ficaram revoltados com a presença do uruguaio no local.
Varela teve o carro revistado pela Polícia Militar, além do mesmo passar pela revista. Enquanto o jogador estava respondendo as perguntas dos policiais, torcedores do Flamengo o xingaram.
“A gente acabou de perder para o Peñarol e tu tá fechando com eles, seu lixo! Seu merd*”
De acordo com Varela, ele foi buscar um parente que estava no meio da confusão e chamou o jogador para tirá-lo dali. O atleta ainda afirma que ele não queria aparecer e nem sair do carro, apenas ajudar o parente, mas os policiais pediram para que ele saísse para revista, já que o carro chamou atenção por ser de marca.
Logo após o ocorrido, o Flamengo, equipe do jogador, lançou uma nota também.
Botafogo e Peñarol começam a decidir nesta quarta-feira (23) a semifinal da Libertadores. A partida está marcada para começar às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
Leia mais: Empresário de Mateo Ponte e Varela se envolve em confusão de torcidas