A equipe do Botafogo voltará a se concentrar nas competições que o clube participa, após uma grande Data FIFA, onde mostrou que seus jogadores são fortes também em suas respectivas seleções. Voltando a atenção para os jogos decisivos, o Fogão terá que sustentar esta reta final.
Os minutos e as horas parecem que se multiplicam antes do reencontro do Glorioso com a sua torcida, todos querendo o reinício dos jogos, com o encerramento desta Data FIFA de outubro. O Botafogo está completo e pronto para suas novas batalhas que começam. Agora, com os sete jogadores de seleção (Gatito, Bastos, Telles, Almada, Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A primeira das “finais” será pelo Campeonato Brasileiro, competição na qual o time alvinegro lidera de forma isolada. Terá a missão de ampliar suas marcas já nesta sexta-feira (18), às 20h, contra o Criciúma, no Maracanã, pela 30º rodada do Brasileiro.
Em entrevista, John foi questionado sobre como lida com estes tipos de jogos tão importantes.
“O foco nosso tem sido já há uns três meses. A cada mês que passa a gente entra em uma decisão. É jogo após jogo. Não dá para a gente pensar em uma competição ou em outra. Porque no Brasileiro são 38 rodadas, na Libertadores tem fase de grupos, depois mata-mata. É cada um estar na melhor versão para ajudar o Botafogo a conquistar títulos e marcar o nome na história do clube.”
Sem saber o que é perder há mais de dois meses, o Fogo já estabeleceu a maior invencibilidade desta temporada e, consequentemente, durante a era de Artur Jorge. Já são 11 partidas, após a vitória sobre o Paranaense por 1 a 0, no Paraná. Antes de Artur Jorge, o Glorioso foi imbatível durante dez compromissos. Nove com o interino Fábio Mathias e um com a singela colaboração de Tiago Nunes, que logo não deu certo e foi demitido no início do ano.
Como comparação, naquela época, o Glorioso disputava os play-offs da Libertadores, o Carioca e a Taça Rio, o que era bem mais fácil do que agora. Dentro desta atual invencibilidade, tem confrontos como Palmeiras e São Paulo vindos da Liberta, além de gigantes no Brasileirão.
“O número de jogos é sempre importante de discutir, mas há uma diferença entre fazer 73 jogos e fazer 73 jogos de exigência máxima. Estamos lutando em duas competições, não temos margem para ter algum abrandamento em jogo nenhum. Todos os jogos são finais para nós. Demonstramos, então, nosso caráter. É um sinal de força mental, da experiência de grande parte dos jogadores. Sabemos, portanto, para que jogamos, o que jogamos, e é sempre muito importante ter equilíbrio mental para estarmos predispostos a tudo que virá até o fim da temporada. Somos, assim, uma equipe competitiva e intensa”, Cita Artur Jorge.
O lateral direito Vitinho acredita que, estar na reta final destas duas competições não afeta a equipe, mesmo com calendário inchado, com jogos importantes, um atrás do outro.
“Atrapalhar não vai. É um momento bom. Não tem porque atrapalhar nosso trabalho. Tem que encarar da melhor forma, que é ver o próximo jogo. Na quarta-feira, que a gente vai jogar contra o Peñarol, é só quarta. A gente tem sexta-feira (contra o Criciúma) antes. Cabeça é sempre que o próximo jogo é o mais importante.”
“Acho que a gente tem que manter o que está fazendo. Não viver o amanhã, viver o presente. Pensar no jogo de hoje, o de amanhã a gente esquece. Depois que passa o jogo, a gente pensa no próximo.”
Defesa
O Botafogo possui o melhor ataque do Brasileirão, com 47 gols, mas não encanta somente do meio para frente. Elogiado por Artur Jorge, John vem muito bem, brilhando em pênaltis, mesmo nunca tendo pego nenhum na sua carreira antes de chegar ao Glorioso.
No Brasileirão, John está há três jogos sem sofrer gols, ou seja, mais de 270 minutos com a trave intacta. Perri, em 2023, passou cinco partidas ileso na mesma competição. O atual guardião alvinegro, no Brasileirão deste ano, quase igualou a marca, fechando o gol durante quatro embates.
Maracanã
No Maracanã, o Botafogo jogará com o estádio lotado. Esta manhã, o clube anunciou que os ingressos tinham esgotados para o confronto desta sexta (17), Com cerca de 60 mil ingressos vendidos, sendo o maior público de 2024. O recorde anterior era da partida contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, no mês passado, pela Copa Libertadores, com 40.089 presentes.
O Estádio Nilton Santos está impossibilitado de receber jogos por causa do show de Bruno Mars. A diretoria do Alvinegro entrou em contato com a dupla Fla-Flu para alugar o Maracanã, que não terá jogos no fim de semana, e conseguiu a liberação.
Leia mais: Philippe Coutinho ainda não venceu desde que voltou ao Vasco