Igor Jesus, do Botafogo, em sua estreia pela Seleção Brasileira, já fez história na última quinta-feira (10). Ao marcar um gol na partida contra o Chile, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o avançado se tornou o primeiro alvinegro a balançar as redes vestindo a camisa da Amarelinha desde 1998.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Com os gols marcados na noite passada, os atacantes ajudaram o clube carioca a quebrar um longo jejum de 26 anos, que um jogador do Botafogo não marcava um gol com o selecionado. Coube a Igor Jesus e Luiz Henrique, que vivem grande fase no clube, acabarem com isso.
O último jogador foi Bebeto. Na Copa do Mundo daquele ano, na França, o lendário atacante marcou um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre a Dinamarca, nas quartas de final. Rivaldo marcou os outros dois gols brasileiros, enquanto Jorgensen e Laudrup descontaram para o adversário. Naquela edição, que terminou com o Brasil vice-campeão, ele encontrou as redes três vezes.
Além disso, Igor Jesus também quebrou outra marca que durou 29 anos. O Botafogo não tinha um centroavante iniciando como titular na Seleção. O último havia sido Túlio Maravilha, em 1995. Ele atuou em uma partida amistosa contra a Argentina e formou dupla no ataque com Donizete Pantera, à época também alvinegro.
Logo depois, Ronaldo Fenômeno assumiu a posição e foi o titular da camisa 9 nas três Copas do Mundo seguintes e um dos maiores atacantes da história. No entanto, nos últimos anos, o Brasil segue em busca de um centroavante definitivo para a equipe. Recentemente, nomes como Richarlison e Gabriel Jesus tiveram oportunidades no comando de Tite, mas não se firmaram.
“Selefogo”
O Botafogo, é claro, não deixou o feito passar batido e celebrou muito os gols de seus atletas na vitória brasileira. “AQUI É BOTAFOGO, O CLUBE QUE TRANSFORMOU O BRASIL NO PAÍS DO FUTEBOL!”, escreveu o clube carioca nas redes sociais.
Igor Jesus chegou ao Botafogo em julho e rapidamente se tornou um dos principais jogadores do time carioca. Titular absoluto, tem sete gols e uma assistência em 19 jogos.
A partida
O gol do estreante Igor Jesus recolocou o Brasil na partida e deixou tudo igual no placar aos 45 minutos da primeira etapa. Savinho cruzou para dentro da grande área e o centroavante subiu mais alto que a zaga do Chile, cabeceando para o fundo das redes.
Quando o jogo parecia se encaminhar para um empate, brilhou a estrela de Luiz Henrique. O ponta do Botafogo recebeu do lado direito, cortou a marcação, invadiu a grande área e finalizou colocado, superando o goleiro chileno para dar o triunfo ao Brasil.
Como fica?
O resultado foi importante para a Canarinho, que precisava da vitória para voltar a figurar entre os primeiros colocados das Eliminatórias Sul-Americanas. Os comandados de Dorival Júnior chegaram aos 13 pontos e subiram para a quarta colocação.
Agora, a Seleção Brasileira de Igor Jesus e Luiz Henrique retorna aos gramados pela décima rodada das Eliminatórias. O Brasil enfrenta o Peru na próxima terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Leia mais: Brasil vence o Chile em jogo marcado por brilho de botafoguenses