O Botafogo passou por um grande mês, mesmo depois deste empate sem gols com o Grêmio, no último sábado (28), no Estádio Mané Garricha, em Brasília, pela 28º rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso teve marcas expressivas caminhada até aqui e neste mês de outubro, a equipe tem tudo para ampliá-las.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A maior felicidade do torcedor alvinegro tem seu motivo: a tão sonhada e a mais importante de todas foi encerrar os 51 anos de espera para voltar a disputar uma semifinal de Copa Libertadores. O Botafogo decidiu fora de casa, eliminou o São Paulo e agora enfrenta o Peñarol, do Uruguai. O Alvinegro também botou fim à sina de não se classificar quando não ganhava na ida, como mandante. Depois de dez anos, quebrou esta maldição, no Morumbis, na quarta-feira passada.
No momento, Botafogo está na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, além de sustentar uma invencibilidade de dez jogos, a maior durante a era Artur Jorge. Setembro foi o segundo mês que o Glorioso não perdeu em 2024. Em março, sob a batuta de Fábio Matias como interino, a Estrela Solitária também não caiu. No entanto, para efeitos de comparação, a equipe enfrentou adversários muito mais frágeis, como Boavista e Sampaio Corrêa, pela Taça Rio.
O Botafogo desta série de Artur Jorge soma cinco vitórias e cinco empates. Aproveitamento de 66,6%. Não é superado desde 11 de agosto, no 3 a 2 para o Juventude, em Caxias do Sul, pelo Brasileiro.
Vem outubro!
Neste mês, Artur Jorge pode igualar os números do também português Luís Castro, treinador que passou 15 partidas sem perder pelo Botafogo, entre março e maio de 2023. Pelo feito, ele começa o mês com uma semana cheia para recuperar a parte física dos nomes importantes do elenco e prepara a equipe para visitar o Athletico Paranaense, na Ligga Arena, no próximo sábado (5).
“As equipes grandes querem chegar às decisões. Temos duas competições. O foco tem que ser em nós próprios, não tenho o hábito de falar muito do adversário, ao contrário de quem fala muito sobre o Botafogo. Me preocupo com minha equipe, com meus jogadores e daquilo que consigo controlar. Vamos procurar manter a competitividade e a consistência para continuar na frente do Brasileirão e atacar bem a semifinal da Libertadores”, citou Artur Jorge.
Invencibilidade (10 partidas)
- 0 x 0 Grêmio – Brasileirão – Mané Garrincha
- 1 x 1 São Paulo – Libertadores – Morumbis
- 1 x 0 Fluminense – Brasileirão – Maracanã
- 0 x 0 São Paulo – Libertadores – Nilton Santos
- 2 x 1 Corinthians – Brasileirão – Nilton Santos
- 2 x 0 Fortaleza – Brasileirão – Nilton Santos
- 0 x 0 Bahia – Brasileirão – Fonte Nova
- 2 x 2 Palmeiras – Libertadores – Allianz Parque
- 4 x 1 Flamengo – Brasileirão – Nilton Santos
- 2 x 1 Palmeiras – Libertadores – Nilton Santos