Diante do Colo Colo, o River Plate conquistou o avanço às semifinais da Copa Libertadores e, para Marcelo Gallardo, treinador da equipe, isso representou uma quebra relevante de recorde.
O treinador argentino se iguala a Felipão, ex-técnico da Seleção Brasileira, do Palmeiras, do Grêmio, do Atlético-MG e de tantos outros clubes, em quantidade de semifinais da Libertadores disputadas na carreira.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Além de quebrar a marca de Felipão, Gallardo também cria uma nova marca para si: torna-se o primeiro treinador a o fazer por somente uma equipe. Felipão atingiu essa marca por três equipes diferentes: Grêmio (1995 e 1996), Palmeiras (1999, 2000 e 2018) e Athletico-PR (2022).
O feito é relevante quando se considera que nem mesmo Carlos Bianchi, treinador a mais vencer Libertadores na história (uma por Vélez Sarsfield e três por Boca Júniors) o fez. Ele chegou a cinco semifinais e avançou à final em todas elas. Renato Gaúcho, atualmente no Grêmio, também atingiu cinco semifinais na competição.
Gallardo e o River Plate são sinônimo de dominância na Copa Libertadores. Apesar da prevalência dos times brasileiros nas conquistas, nenhuma equipe atingiu tantas vezes a semifinal da Copa Libertadores nos últimos dez anos quanto os Millionarios sob o comando do técnico.
Foram nove edições da Libertadores disputadas por Gallardo sob o comando do River Plate. Ele foi campeão da competição em 2015 e 2018. Ele segue na busca por sua quarta final da competição sob o comando dos Millionarios.
O River Plate terá pela frente o Atlético-MG de Gabriel Milito, também argentino, se quiser avançar para a final da Copa Libertadores. O Atlético-MG já foi pedra no sapato do River Plate recentemente, tendo tirado o time da competição nas quartas de final em 2021.
Leia mais: “É uma ambição”, diz Jorge Jesus sobre treinar o Brasil