A noite da última quinta-feira (19) foi de derrota para o Flamengo na Copa Libertadores. O rubro-negro perdeu para o Peñarol em casa pela partida de ida das quartas de finais da competição sul-americana.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O confronto foi disputado no Maracanã, mando de campo favorável ao rubro-negro. Mesmo assim, nem mesmo o apoio da torcida foi suficiente para evitar uma escrita que acontece já há algum tempo: o Flamengo não conseguir vencer o Peñarol.
A última vitória rubro-negra contra o clube uruguaio foi em 1999, pelas semifinais da Copa Mercosul. Desde então, em mais três confrontos que haviam acontecido, o Flamengo havia perdido duas e o empate acontecido em uma.
Mais recentemente, as equipes se enfrentaram pela Libertadores de 2019, quando, na fase de grupos, o Peñarol havia feito a mesma coisa que na última quinta: vencido o Flamengo no Maracanã.
O gol da partida foi marcado por Javier Cabrera, que aos 13 minutos da primeira etapa aproveitou chance criada em cima de erro do volante Erick Pulgar, do Flamengo, para abrir o placar.
A partir do gol, o restante da partida foi pautado num controle de narrativa por parte do time visitante. O Flamengo até teve algumas investidas mais claras, mas longe de produzir aquilo que se espera da capacidade deste time.
Algumas escolhas de Tite, treinador do Flamengo, como a opção por Léo Ortiz no banco de reservas ou a saída de Gonzalo Plata para a entrada de Carlinhos na segunda etapa foram alvos de crítica por parte da torcida rubro-negra presente no estádio.
Em falar nela, foram mais de 60 mil torcedores presentes, com destaque para aproximadamente 2 mil torcedores do Peñarol que viajaram do Uruguai para acompanhar o seu time. Definitivamente, uma noite de arquibancada agitada no estádio mais tradicional das Américas.
O Flamengo agora se prepara para visitar o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (22), porém certamente está com a cabeça voltada para o confronto da volta diante do Peñarol, que será na próxima quinta-feira (26) no Uruguai.
Um detalhe pertinente para esse confronto é de que o Flamengo precisará quebrar a escrita de não vencer fora de casa na Libertadores se quiser sonhar com o avanço às semifinais. A última vez que o fez foi justamente nas semifinais, em 2022, quando venceu o Vélez Sarsfield por 4 a 0 e avançou para a final.
Leia mais: Vasco e Pablo Vegetti abrem conversas para renovação contratual