Referência pela sua categoria de base, o Vasco recebeu destaque numa pesquisa promovida pelo Football Observatory, grupo que pertence ao Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES, na sigla em inglês), que indica que trata-se do clube brasileiro que mais utiliza jogadores sub-21.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
De acordo com o levantamento publicado na última quarta-feira (18), 13,2% dos minutos em campo da equipe foram aproveitados por atletas com menos de 21 anos nas últimas três temporadas. Fluminense (10,9%) , Bragantino e Palmeiras (ambos com 10,6%) fecham o pódio.
A informação foi divulgada na imprensa brasileira pelo ‘Globo Esporte’.
A pesquisa do Football Observatory recolheu dados das 58 maiores ligas domésticas do mundo. O ucraniano Rukh Lviv foi o clube que mais tempo deu a jogadores sub-21 no período do levantamento: incríveis 41,1%. Nas cinco grandes ligas europeias, o líder é o Barcelona: 22.6%.
Fora do continente europeu, um clube do Uruguai e dois da Colômbia lideram o ranking: Defensor (23,9%), Fortaleza CEIF (22,8%) e Envigado (22,5%).
O levantamento completo pode ser conferido pelo site do ‘Football Observatory’, que é acessável por este link aqui.
O levantamento destaca a estratégia do Vasco em valorizar a juventude em campo. O uso de jogadores jovens tem sido uma aposta crescente no futebol brasileiro, e o Vasco se destaca como líder nessa categoria.
Leia mais: Ed Sheeran acompanha vitória tricolor no Maracanã