Na noite desta quarta-feira (18), o São Bento pode se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Uma reunião pode selar a venda do time sorocabano para a empresa Flash Forward, cujo principal nome é o ex-jogador Zé Roberto, que disputou a Copa de 2006 pela seleção brasileira.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O ex-jogador é o homem forte da empresa, que tem como sócios o ex-jogador Fransérgio e o empresário Tiago Ribeiro (ex-CEO do Estoril). Zé Roberto teve carreira vitoriosa em gigantes como Real Madrid, Bayern de Munique, Flamengo, Palmeiras, Santos e Grêmio. Além de ser revelado pela Portuguesa-SP.
A aprovação agora está nas mãos do Conselho Deliberativo do São Bento, que exigiu a realização de vários procedimentos ao longo dos últimos meses. A proposta vinculante prevê a aquisição de 90% das ações da futura SAF do São Bento, por um valor total de R$ 130 milhões.
A verba não será paga à vista no ato da compra. O montante seria investido nos próximos anos, com objetivos de colocar a equipe de sorocabana na elite do futebol paulista e na Série B do Brasileirão até 2030.
Caso a SAF seja concretizada, está nos planos a construção de um novo centro de treinamento, que se tornaria a sede do novo São Bento. O atual Complexo Humberto Reale permaneceria como sede do Esporte Clube São Bento (a associação esportiva), sem integrar os ativos da empresa Flash. O estádio Walter Ribeiro, por sua vez, não faz parte do acordo, pois é de propriedade da Prefeitura de Sorocaba.
Zé Roberto e seus sócios assumiriam a gestão das categorias de base (que atualmente contam com as equipes sub-15, sub-17 e sub-20) e seriam responsáveis por implementar o futebol feminino. Além disso, a empresa também herdaria uma dívida de cerca de R$ 11 milhões.
Quando o São Bento SAF for estabelecido, sua gestão será conduzida por um Conselho de Administração, no qual o Esporte Clube São Bento (associação esportiva) terá uma representação. Esse conselho será responsável pela contratação de uma diretoria executiva profissional. Atualmente, os membros da diretoria executiva atuam de forma voluntária.
A criação da SAF e a venda de suas ações para a empresa Flash Forward podem ser concluídas até este mês de setembro.