Oscar, desejo antigo do Flamengo, pode deixar o futebol chinês em breve. Afinal, por conta de questões familiares, o brasileiro, que veste as cores do Shanghai Port, irá definir o seu futuro no final deste ano. Além de detalhar o cenário, o meia-atacante revelou os países dos clubes que o procuraram.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
“Minha mãe está ficando mais velha, minhas irmãs estão tendo filhos, a gente quer estar perto. Agora tem limite salarial, então é mais difícil (renovar). Tem outros clubes, do Brasil, da Europa, do Catar. Vou esperar o fim do ano e decidir. Eu e minha esposa ficamos ansiosos para ver para onde a gente vai. A gente está aqui há sete, oito anos, é uma mudança grande. Quanto antes a gente souber é melhor”, disse ao “Folha de São Paulo”.
Vitrine para a Seleção
Além de ficar mais próximo da família, um possível retorno ao futebol brasileiro faz com que Oscar, de 33 anos, fique mais perto do radar da Amarelinha novamente. Isso também pode pesar para o próximo desafio em sua carreira. Sua última aparição pela Seleção foi em outubro de 2016, mas nem entrou em campo. Já sua última partida pela camisa amarela, foi em novembro de 2015, em uma vitória por 3 a 0 contra o Peru, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Nesta ocasião, entrou no final do jogo e atuou por cinco minutos.
“Na Europa ou no Brasil, que têm mais visibilidade, com certeza teria mais chance. Mas eu conheço muito bem o Dorival (treinador da Seleção), é um amigo que fiz no futebol”, explicou.
Flamengo
O Flamengo tentou, por algumas vezes, repatriar Oscar, que no Brasil já jogou por São Paulo e Internacional. Em 2022 as partes ficaram próximas de um acerto, mas o negócio não aconteceu. Na época, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, lamentou.
“Ele queria, de fato, vir. Construímos uma negociação e conversamos com os intermediários para ter uma liberação do clube chinês para que ele treinasse e jogasse no Flamengo. O tempo foi passando, as janelas foram fechando, até o ‘dia D’, há umas três semanas. Tentamos nas últimas 48 horas e os chineses não liberaram. Não concordo com a ação deles, mas tenho que respeitar”, afirmou.
Carreira
Oscar começou cedo, logo aos sete anos de idade, entrou na base do União Barbarense, que foi de 1998 até 2004, quando o São Paulo o convidou para jogar em suas categorias de base. E por lá ficou, jogou em diversos subs até chegar ao profissional, em 2008. Dois anos depois, foi contratado pelo Internacional por 6 milhões de euros, mas também ficou em Porto Alegre por dois anos, quando foi contratado pelo Chelsea por 32 milhões de euros, cerca de R$200 milhões de reais na cotação atual.
Na Inglaterra, Oscar despontou, ganhando títulos de campeão da Liga Europa, duas vezes campeão da Inglaterra e uma taça da liga da Inglaterra. Oscar tinha muito mercado na Europa, em diversos clubes, mas optou por ganhar muito dinheiro tendo uma transferência para o futebol chinês, que naquela época alguns clubes pertenciam a donos de multifuncionais extremamente ricos. Oscar chegou ao Shanghai Port tratado como rei e ali começou a moda de jogadores famosos irem jogar no país. O clube desembolsou quase R$400 milhões de reais na época para contar com o jogador, fora o salário e bônus que o atleta recebia.
Por clubes, Oscar tem 521 jogos, 129 gols e 187 assistências.
Seleção
Pela seleção sub-20, foi campeão do mundo e campeão da américa do sul.
Pelo selecionado principal brasileiro, Oscar teve 48 jogos, com 12 gols e 15 assistências, além de ser campeão da Copa das Confederações em 2013 e uma participação na Copa do Mundo de 2014. E sim, ele estava NAQUELE jogo, contra AQUELA seleção que todos sabem qual é, mas o gol de honra foi dele, nos minutos finais do jogo, quando o Manuel Neuer menos esperava uma reação brasileira, mesmo que não desse tempo de mudar o placar.
Leia mais: Atacante muda número e vai trocar camisas dos torcedores