Jamal Lewis: O que esperar do novo reforço do São Paulo?

Tricolor fecha com jogador do Newcastle e atinge meta de reforços na janela

Jamal Lewis. O nome já pode causar curiosidade. Ainda mais quando descobrimos a origem. Nascido na Inglaterra e com nacionalidade norte-irlandesa, Lewis vem diretamente do Newcastle, novo milionário da Premier League, e depois de passar a última temporada no Watford, na segunda divisão local.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

O São Paulo foi bastante ousado na contratação de Lewis, em uma transferência pouco comum para clubes brasileiros. Uma aposta que faz lembrar outra tentativa anterior para a outra lateral, com Juanfran na direita. O espanhol não chegou a ser um desastre na época, embora também não tenha conquistado os corações tricolores.

Novo reforço, Jamal Lewis não tem o “pedigree” de Juanfran, ídolo do Atlético de Madrid e com longa história na seleção espanhola. No entanto, também se trata de um jogador de seleção, representa a modesta Irlanda do Norte, e já foi tratado como um lateral promissor no futebol inglês.

Lateral de 15 milhões de libras

A carreira de Jamal Lewis no esporte poderia ter seguido outro caminho. Conhecido desde cedo pela determinação e vigor físico, Lewis treinava para disputar competições de atletismo, com bons resultados. Chegou a terminar em segundo em competição nacional escolar de cross country no sub-17 e chegou a representar a Inglaterra em torneios juvenis. Mas o Norwich que apostou no futuro em alto nível no futebol.

Foram 100 jogos como profissional no Norwich entre 2017 e 2020. Jamal Lewis obteve destaque, em grande parte por sua capacidade física, e acabou por se transformar em aposta milionária do Newcastle, muito antes do aporte financeiro da Arábia Saudita. Os Magpies pagaram 15 milhões de libras pelo lateral promissor em 2020.

As altas expectativas acabaram por ser um desafio maior que o esperado para o jovem Jamal Lewis… Assim como o Covid. A primeira temporada em seu novo clube foi o início de uma trajetória decadente na carreira. Jamal até começou como titular em 2020/21, mas perdeu espaço e ainda teve de enfrentar dificuldades prolongadas por conta da doença. Foram 26 jogos neste ano, número que não se repetiria nas duas temporadas posteriores.

Jamal realizou apenas 10 partidas entre 2021/22 e 2022/23. Foi preciso dar um passo atrás. O lateral acabou por ser emprestado ao Watford para a disputa da segunda divisão.

“Frágil na defesa” e “desinteressado” no Watford

O recorte mais próximo da carreira de Jamal Lewis, e que deve ser analisado pelo torcedor do São Paulo com preocupação, não é do talentoso lateral ex-Norwich. Lewis chega após decepcionar na Championship, por um clube que optou por não o manter no elenco para 2024/25, embora com opção de compra prevista em contrato.

Para ajudar a entender o estágio de Jamal Lewis na carreira, a equipe “oGol” procurou Tom Wicks, editor da fanzine Golden Pages Watford. A experiência em Watford não foi a mais inspiradora.

“As expectativas eram altas para Jamal Lewis, pensando em como ele despontou no Norwich e ganhou uma transferência de 15 milhões para o Newcastle”, confessou Tim Wicks.

“Infelizmente, nós ficamos decepcionados”, completou.

Jamal Lewis voltou a ganhar a sequência de jogos que não tinha desde sua primeira temporada no Newcastle. Mas o rendimento foi tão abaixo do esperado que o fato de não ter tido o contrato de empréstimo terminado por antecipação chegou a surpreender alguns torcedores.

“Eu não tenho dúvida que ele é um jogador capacitado. No entanto, o que vimos foi um jogador amplamente desinteressado e sem o desejo de fazer sucesso em sua jornada por empréstimo”, disse.

“Ele não parecia um jogador do nível de Premier League”, argumentou.

Jamal Lewis chega ao Tricolor Paulista por empréstimo até o fim de junho do ano que vem. O lateral-esquerdo vai ajudar a reforçar o elenco comandado por Luis Zubeldía, que só tem Welington, que vai sair em janeiro para o Southampton, e Patryck, que ainda se recupera de uma fratura na clavícula, para o setor defensivo. Outras opções seriam improvisar o meia Michel Araujo ou o lateral-direito Moreira.

Também já foi anunciado, junto com Lewis, o argentino Santiago Longo, volante que chega para suprir a ausência de Pablo Maia, que se lesionou em maio e ainda não tem data para voltar a jogar. O volante será emprestado ao São Paulo até o fim de agosto do ano que vem, com opção de compra.

Leia mais: Vasco não manda contrato e perde contratação de zagueiro

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img