Izquierdo tem quadro neurológico crítico, diz boletim de hospital

Comprometimento neurológico enfrentado pelo zagueiro uruguaio é uma consequência possível do batimento irregular do coração

A situação de Izquierdo piorou nessas últimas horas e vem preocupando os médicos. O Hospital Albert Einstein divulgou na noite passada um novo boletim médico sobre o estado de Juan Manuel Izquierdo, informando que o jogador apresenta um quadro neurológico crítico.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

Izquierdo está internado desde quinta, quando passou mal em campo na partida entre São Paulo e Nacional, pela Conmebol Libertadores, no Morumbis. O atleta teve uma parada cardíaca após deixar o estádio e foi necessária a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea.

No último domingo, o hospital informou que o atleta tinha apresentado uma progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana, quando ele já estava dependente de ventilação mecânica.

O comprometimento neurológico enfrentado pelo zagueiro desde o mal-estar no jogo é uma consequência possível em casos graves de arritmia cardíaca e da parada cardiorrespiratória provocada pelo batimento irregular do coração.

Segundo especialistas, uma arritmia cardíaca pode causar tontura e desmaio e, posteriormente, comprometer o funcionamento cerebral, como aconteceu com Izquierdo, porque o batimento irregular do coração prejudica o bombeamento de sangue para o corpo e, consequentemente, para órgãos vitais, como o cérebro.

Uma arritmia cardíaca é o batimento em ritmo anormal do coração, seja irregular, acelerado ou muito lento. Existem diversos tipos, como a taquicardia (batimento acelerado) e a bradicardia (batimento devagar).

“Esse tipo de episódio é particularmente perigoso em atletas, pois o esforço físico intenso pode exacerbar a arritmia, aumentando o risco de desmaios durante a prática esportiva. Em casos mais graves, uma arritmia pode evoluir para uma parada cardíaca, em que o coração para de bombear sangue completamente”, disse o médico cardiologista Lucas Waldeck.

Foi o que aconteceu com Izquierdo, depois de cair no gramado aos 39 minutos do segundo tempo contra o São Paulo, o zagueiro deu entrada no Hospital Albert Einstein em parada cardíaca, de início indeterminado, secundária a uma arritmia, segundo boletim médico.

Ele passou por manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, sendo encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos.

Segundo os especialistas, quem possui arritmia cardíaca pode e deve praticar exercícios físicos, mas é necessário identificar o tipo e a gravidade e fazer acompanhamento médico.

O secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, revelou na segunda-feira que exames detectaram uma “pequena arritmia” quando o jogador tinha 17 anos e estava no Atlético Cerro. Hoje, o uruguaio está com 27.

O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, tinha dito, dias atrás, que não havia registro de problemas cardíacos no histórico de Izquierdo.

Leia mais: Izquierdo já teve arritmia cardíaca detectada em 2014

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img