Palmeiras completa 110 anos de existência

Alviverde foi fundado em 26 de agosto 1914

Nesta segunda-feira (26), o Palmeiras completa 110 anos de existência. Uma das mais tradicionais equipes do Brasil, o alviverde celebra seu aniversário hoje e comemora todas as suas conquistas.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

Em 26 de agosto de 1914, um grupo de imigrantes italianos em São Paulo fundava o Palestra Itália, equipe esportiva com o intuito de honrar as raízes da Itália no Brasil. Apenas alguns meses depois, em 24 de janeiro de 1915, o time disputaria sua primeira partida, uma vitória por 2 a 0 sobre o Savoia, equipe do atual município de Votorantim.

Durante as décadas de 20 e 30, colecionou honrarias estaduais e se consolidou como uma das forças nacionais no futebol. Em 1942, foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras, nomenclatura que segue até os dias atuais.

O motivo pela mudança foi uma ordem do, então presidente, Getúlio Vargas. O Brasil, na ocasião, declarou guerra aos países do “Eixo”, sendo eles Alemanha, Itália e Japão. Por ocasião política, não mais poderia haver uma equipe exaltando a cultura de um país considerado inimigo na segunda guerra mundial.

Na sua primeira partida sob a nova nomenclatura, em 20 de setembro de 1942, foi campeão paulista sobre o São Paulo no estádio do Pacaembu. Nas décadas seguintes, conquistou mais honrarias e se consolidou como um dos gigantes do esporte no país.

Essa tradição de conquistar títulos pode ser observada na totalidade da história palestrina apesar de alguns poucos hiatos, como nos anos 2000, por exemplo.


Ao todo, foram 59 títulos oficiais conquistados pelo Palmeiras, com destaque para o tri-campeonato da Libertadores, a conquista da Mercosul em 1998, os 12 Campeonatos Brasileiros e as 4 Copas do Brasil.

Além destes, vale ressaltar as 26 conquistas do Campeonato Paulista e também a conquista da Supercopa do Brasil em 2023.


Nessa longa história, o alviverde teve alguns grandes jogadores, como Jair Rosa Pinto, Ademir da Guia, Marcos, Evair, Zetti, Edmundo e tantos outros.

Trata-se de uma das equipes mais tradicionais no âmbito de abrigar grandes jogadores, além de formar outros grandes atletas na sua academia, como foram os casos de Marcos, Mazzola e tantos outros.

Leia mais: Sven-Göran Eriksson, ex-treinador da Inglaterra, morre após câncer terminal

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img