O Grêmio irá receber o Bahia em Caxias do Sul, pela 23º rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se encontram em situações diferentes na tabela, mas marca o encontro de duas equipes com momentos positivos no torneio, que buscam a vitória para seguirem seus objetivos da temporada.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O Tricolor Gaúcho demonstra reação na Série A, já que emplacou uma invencibilidade de cinco jogos, sendo quatro vitórias e um empate. Ao incluir a Copa do Brasil e a Libertadores, são oito partidas sem derrotas. Assim, neste período, venceu o duelo de ida contra o Fluminense por 2 a 1, de virada, na Libertadores, e vai em vantagem para o embate decisivo. Porém, foi eliminado no torneio mata-mata da Copa do Brasil para o Corinthians, nos pênaltis, após dois empates em 0 a 0. No Brasileirão, venceu o último jogo fora de casa em cima do Cuiabá por 3 a 1, ficando com a 14º posição, com 24 pontos.
O Tricolor de Aço se recuperou no Campeonato Brasileiro após derrota para o Fluminense, com triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória na última rodada. Além disso, surpreendeu nas oitavas de final da Copa do Brasil e eliminou o Botafogo, líder da Série A. No Campeonato Brasileiro, segue na 7º colocação com 35 pontos.
Curiosidades
A única vitória do Bahia em 19 jogos como visitante contra o Grêmio no Brasileirão aconteceu em outubro de 2019 (1×0). O Imortal venceu nas três vezes que recebeu o Esquadrão de Aço pelo campeonato depois dessa derrota.
O Grêmio somou 13 pontos em seus últimos cinco jogos na Série A (4V 1E), dois a mais do que conquistou em seus primeiros 15 jogos na atual temporada do campeonato (3V 2E 10D). Ο Imortal tem o mesmo número de gols nesses últimos cinco jogos que marcou nos primeiros 15 (10).
O Bahia não perdeu em seus últimos três jogos contra times gaúchos no campeonato. O Tricolor fez todos esses jogos como mandante.
Em sua única visita ao Rio Grande do Sul na atual temporada do campeonato, o Bahia foi derrotado pelo Internacional (1×2).
Grêmio
O Grêmio deve ir a campo com uma equipe alternativa. O clube está focado nas oitavas de final da Copa Libertadores. Por isso, o técnico Renato Gaúcho esboçou uma formação com muitos reservas. O objetivo é dar descanso aos principais jogadores visando o duelo contra o Fluminense. O zagueiro Rodrigo Ely deve ser um dos poucos a atuar contra o Bahia, já que não poderá jogar contra o Fluminense, pois foi expulso na partida de ida. Por outro lado, o volante Edenílson cumpre suspensão automática depois de receber o terceiro cartão amarelo. Vale relembrar que o uruguaio Carballo deixou o Imortal por empréstimo de um ano para o New York Red Bulls, da MLS.
Provável escalação
Rafael Cabral; Fábio, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Zé Guilherme (Mayk); Dodi, Pepê e Monsalve; Gustavo Nunes, Aravena e Arezo. Técnico: Renato Gaúcho
Desfalques: Marchesín, Geromel, Kannemann, João Pedro, Reinaldo, Villasanti, Pavon e Braithwaite (preservados) André Henrique (departamento médico); Edenilson (suspenso).
Suspensos: Du Queiroz, Kannemann, Gustavo Nunes, Reinaldo e Villasanti.
Bahia
O Bahia quer aproveitar o time alternativo do Grêmio para vencer a segunda seguida. Os visitantes vêm de triunfo no clássico contra o Vitória.
O técnico Rogério Ceni terá os desfalques do lateral-direito Gilberto, dos volantes Acevedo e Rezende, além dos atacantes Ademir e Biel. Todos eles ainda estão machucados e entregues ao departamento médico. A grande dúvida é o meio-campista Everton Ribeiro, que sofreu com um problema muscular no último compromisso. Tanto que ele precisou ser substituído e perdeu os treinamentos desta semana. Ele viajou com a delegação para Caxias do Sul, mas a tendência é a de que seja poupado e inicie como opção no banco de reservas.
Provável escalação
Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Desfalques: Adriel e Marcos Victor (não relacionados); Biel, Gilberto e Acevedo (departamento médico); Rezende e Ademir (transição).
Suspensão: Yago Felipe, Everton Ribeiro e Carlos de Pena.
Ficha técnica
Grêmio X Bahia
Campeonato Brasileiro – vigésima terceira rodada
Data e horário: 17 de agosto de 2024, às 16:00h (horário de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
ONDE ASSISTIR: Premiere
Leia mais: Há um ano, Dimitri Payet chegava ao Vasco da Gama