O Brasil perde para a seleção dos Estados Unidos na final das Olimpíadas de Paris e conquista a medalha de prata neste sábado (10). Depois de 16 anos longe do pódio no futebol feminino, as meninas chegaram novamente à final com o mesmo país que foi nosso carrasco em 2004 e 2008. E mais uma vez, esta Olimpíada não foi diferente.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
As estadunidenses venceram o jogo por 1 a 0 e adiou o sonho da Seleção de uma inédita medalha de ouro no futebol feminino. O Brasil sofreu com um segundo tempo ruim e ficou com a terceira prata na sua história. Do outro lado, as norte-americanas chegaram ao pentacampeonato olímpico, sendo três deles sobre a seleção Canarinha.
O Brasil iniciou o jogo melhor, teve um gol anulado, mas viu as norte-americanas encurralarem no segundo tempo. A seleção de Arthur Elias desperdiçou chances no primeiro tempo e voltou desorganizada para a etapa final, o que prejudicou bastante, dando chances para as adversárias. Os EUA, por outro lado, passaram a controlar o jogo, aproveitaram e chegaram ao gol
Marta iniciou o jogo no banco de reservas e entrou após o gol dos EUA. De volta à seleção brasileira após dois jogos de suspensão, a camisa 10 acompanhou de longe o início da “revanche”, sendo chamada por Arthur Elias aos 19 minutos do segundo tempo.
A camisa 9 dos Estados Unidos, Swanson, saiu livre nas costas da defesa brasileira e anotou o único gol do jogo. Brasil teve um possível pênalti na etapa inicial, onde poderia ter mudado a história do jogo, mas o VAR não chamou a árbitra para revisar. O lance foi muito polêmico e gerou revoltas nas redes sociais, querendo que a penalidade fosse marcada na atacante da Seleção verde e amarela.
Despedida da Rainha
O dia do adeus chegou! A camisa 10 da Seleção Brasileira Feminina disse que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 seria seu último. Marta, a rainha do futebol feminino brasileiro, disputou sua última final olímpica da carreira neste jogo. A Rainha começou no banco de reservas e entrou pouco depois do gol adversário, mas não conseguiu mudar o jogo.
Mas nada que manche a carreira vitoriosa da maior jogadora de futebol do Brasil. Marta conquistou três Copas Américas e dois ouros nos Jogos Pan-Americanos.
Foram seis participações olímpicas de Marta com a camisa da Seleção Brasileira: Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tokyo 2020 e Paris 2024. Sendo que em sua primeira olímpiada, prata em Atenas, Pequim e agora em Paris. SEIS vezes escolhida como melhor jogadora do MUNDO, e bateu outro recorde com essa final na França: Marta foi a primeira não norte-americana a disputar três finais olímpicas, atingindo marca só alcançada por oito ex-atletas dos Estados Unidos. A maior é Chris Rampone Pearce, que esteve presente em quatro finais de Olímpiadas.
Copa do Mundo
Esse resultado não abala a Seleção Brasileira e sim motiva ainda mais, por terem conseguido chegar à final de uma grande competição e ganhado de seleções europeias, que ultimamente vem dominando no futebol feminino. Em 2027 o Brasil receberá a Copa do Mundo feminina, sendo a primeira vez em que um país da América do Sul receberá um torneio mundial de futebol feminino, marcando também o retorno da competição às Américas desde a edição de 2015 no Canadá. As datas previstas são entre 24 de junho (abertura) e 25 de julho (encerramento).
Chegando até a final nessas Olimpíadas, o Brasil tem de tudo para chegar na próxima Copa com uma forte campanha e com novas estrelas na Canarinha, além de terem 100% do apoio da torcida verde e amarela, já que jogarão em casa em todos os jogos. A briga pelo título ficará ainda mais acirrada para as seleções visitantes, sendo o Brasil como uma das favoritas.
Leia mais: Vasco x Fluminense: prováveis escalações, onde assistir e arbitragem