A seleção brasileira feminina enfrenta a Espanha hoje, nesta terça-feira (6), às 16:00, em Marselha, pela semifinal das Olimpíadas de Paris 2024. Brasil e Espanha se enfrentam pela segunda vez no mesmo torneio. Dessa vez, em busca de uma vaga na grande final olímpica. Quem vencer, já garante, no mínimo, a medalha de prata e encara o vencedor de Estados Unidos e Alemanha.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Revanche
Antes de vencer a França por 1×0 nas quartas, o Brasil enfrentou a Espanha pela 3º e última rodada da fase de grupos. A disputa foi alvo de polêmicas, com direito a expulsão de Marta ainda no primeiro tempo e 19 minutos de acréscimos no final da segunda etapa. Na ocasião, a seleção brasileira perdeu por 2×0. Os gols foram marcados por Athenea e Alexia Putellas.
Heroína da classificação diante das francesas, Gabi Portilho não escondeu o desejo de escrever uma nova história contra a Espanha, melhor seleção do mundo.
“A gente sabe que é um campeonato muito difícil, os outros jogos foram muito complicados, mas a gente vai até o final. A gente sente dor, abdica de muita coisa, mas estou muito feliz e extremamente grata. Vamos por mais. Temos revanche contra a Espanha, então vamos com tudo. A gente vai em busca desse pódio e dessa medalha de ouro”, disse Gabi Portilho após a vitória sobre a França.
Caminhada até aqui
No grupo de Nigéria, Japão e Espanha, a seleção brasileira sofreu para conseguir passar para a próxima fase. As nossas meninas ganharam da Nigéria por 1 a 0, mas perderam os outros dois jogos contra Japão (2×1, de virada nos acréscimos) e a própria Espanha (2×0). Dependeram de outras seleções para conseguirem passar.
Nas quartas de final, a seleção brasileira pegou a França, as donas da casa e totalmente apoiadas pela torcida. Mas com o brilho da goleira Lorena e da atacante Gabi Portilho, o Brasil passou pelas francesas e agora tem a missão de enfrentar as atuais campeães mundias.
Times em campo
Donas de duas pratas olímpicas no futebol feminino (Atenas-2004 e Pequim-2008), o Brasil tenta voltar à decisão após 16 anos. A seleção pode ter até quatro desfalques para o duelo decisivo. Com fratura na fíbula da perna esquerda, a lateral Antônia não atua mais na competição. Já a zagueira Rafaelle e a lateral Tamires, que estão com problemas físicos, serão reavaliadas para saber se têm condições de jogo. A grande dúvida é se Marta, que pegou dois jogos de suspensão no último jogo da fase de grupos, terá a pena revertida, podendo estar em campo.
Provável escalação: Lorena, Thais, Tarciane, Lauren (Rafaelle), Yasmim, Duda Sampaio, Ana Vitória, Adriana (Marta), Gabi Portilho, Gabi Nunes, Jheniffer.
Diferentemente do Brasil, a Espanha deve entrar com força máxima em campo. Na primeira fase, a técnica Montsé Tomé optou por colocar Aitana Bonmati, Salma Paralluelo e Alexia Putellas apenas no segundo tempo. A história, no entanto, não deve se repetir dessa vez.
Provável escalação: Cata Coll, Ona Batlle, Paredes, Aleixandri, Carmona, Aitana, Patri Guijaro, Alexia, Athenea, Salma Paralluelo, Mariona.
Leia mais: Atlético de Madrid se acerta com Manchester City por Álvarez